Quase todo turista já passou sufoco tentando se deslocar numa cidade que não conhecia, porém para aqueles que visitam a África do Sul existe um modo bem simples de conhecer pontos turísticos sem nenhuma preocupação, basta usar o Red Bus.

O característico ônibus vermelho é um transporte que circula em Cape Town e Joanesburgo, o serviço disponibiliza tours pelos principais pontos turísticos. Ou seja, é bem mais fácil se locomover e planejar o roteiro de sua viagem.

Também existem passeios para o Cabo da Boa Esperança e para as Vinícolas, nesse artigo falaremos mais sobre os diferentes pacotes e informações. Confira:

City Sightseeing

A City Sightseeing atua em várias cidades turísticas, então é bem provável que você já tenha visto esse ônibus em outros países. Seus ônibus possuem dois andares e são abertos para que os viajantes tenham uma ampla visão de tudo.

O transporte funciona no formato “hop-on hop-off”, isto é, os turistas iniciam a viagem com um grupo de pessoas e descem do ônibus para aproveitar a atração, depois embarcam novamente seguindo para o próximo destino da tour.

O Red Bus funciona sete dias por semana, durante todo o ano. Além da praticidade, essas tours são bastante seguras para quem não se sente confiante em se deslocar sozinho numa nova cidade ou país. Uma vantagem é que o serviço conta com um áudio com comentários sobre os locais em 15 idiomas, dentre eles o português.

Passeios de um dia com guia e pacotes

Os pacotes se diferenciam bastante. A maioria costuma cobrir um dia de passeio, porém outros levam mais tempo e incluem guias, como o de Cape Point e das Vinícolas. Aliás, o serviço também possui cruzeiros e experiências multiculturais.

Red Bus em Cape Town

O Red Bus de Cape Town faz 30 paradas em seu itinerário, com tantas atividades é bom ter o celular em mãos para tirar várias fotos. Existem algumas opções e diferenças entre os pacotes, veja a seguir:

Tour Clássico Cape Town

Esse pacote inclui um dia inteiro no ônibus, cobrindo as seguintes excursões: Cidade do Cabo até Table Mountain, Mini Península e Vale de Constantia, além da tour gratuita no Centro da Cidade de Cape Town.

  • Cidade do Cabo até Table Mountain: nessa tour você consegue ir ao teleférico da Table Mountain e no City Bowl;
  • Mini Península: o passeio circunda a parte de trás da Table Mountain, ou seja, você conhecerá os jardins de Kirstenbosch e Hout Bay;
  • Vale de Constantia: esse passeio inclui a visitação de três vinícolas da região de Constantia;
  • Centro de Cape Town: a tour passa pela Long Street, Museu da África do Sul, District Six e Castle of Good Hope;

Preço: R225 para adultos; R130 para crianças;

Tour Premium Cape Town

O pacote premium inclui dois dias de passeio. Além de cobrir as tours do passeio clássico, esse pacote dá a possibilidade do turista escolher fazer um cruzeiro pelo porto ou pelo canal.

Não só isso, como também a tour premium faz um passeio ao longo da costa do Atlântico, passando por Sea Point, Camps Bay e Signal Hill. Quando se aproxima do pôr do sol, o ônibus para e todos podem admirar esse belo espetáculo. Recomendamos levar uma cesta de piquenique para aproveitar o momento.

Preço: R299 para adultos, R220 para crianças;

Tour Constantia

Se você deseja apenas fazer o passeio nas vinícolas de Constantia, essa é a melhor opção para chegar à região. Por se tratar de um passeio de degustação de bebidas alcóolicas, com toda certeza é mais seguro contratar esse serviço que fazer os trajetos por conta própria.

Os vinhedos são belos, assim como as paisagens e a arquitetura das fazendas do vale. Para chegar até o local, normalmente o motorista leva em torno de 30 minutos e faz três paradas na área. As vinícolas visitadas são: Groot Constantia, Eagles Nest e Beau Constantia. Sem dúvida, você vai amar degustar os melhores vinhos sul-africanos.

Preço: R285 para adultos;

Red Bus em Joanesburgo

Red Bus Joanesburgo
Red Bus em Joanesburgo

O Red Bus de Joanesburgo conta com um ônibus de dois andares, assim como o de Cape Town. A city tour conta com mais de 16 paradas e visita as principais 20 atrações da cidade. Existem dois pacotes principais:

Tour Clássica JoBurg

O Red Bus circula durante um dia inteiro pela cidade nesse pacote. A tour se inicia no Rosebank, explora os subúrbios de Zoo Lake, também o Zoológico de Joanesburgo e o Museu Militar, antes de chegar ao Constitution Hill. Logo em seguida, o trajeto segue para o Roof of Africa e o Museu do Apartheid.

Preço: R179 para adultos, R100 para crianças;

Tour Clássica + Soweto

Nesse pacote, estão inclusos os passeios da tour clássica, mais a visita a Soweto. Esse bairro é extremamente importante para a história de Joanesburgo.

Você pode aprender mais sobre o apartheid e Nelson Mandela com os comentários em áudio que são reproduzidos durante a tour. A visita dura em torno de 2 horas no bairro, tempo suficiente para conhecer vários lugares. Por exemplo, o lugar em que Mahatma Gandhi iniciou sua carreira jurídica e a casa de Mandela.

Preço: R449 para adultos, R250 para crianças;

Protocolos para Covid-19

Devido ao contexto de pandemia, alguns protocolos estão em vigor durante os passeios. Confira a seguir os cuidados que a empresa determinou para as tours:

  • Uso obrogatório de máscara 
  • Nos pontos de venda de ingressos, respeite os adesivos de distanciamento social no chão
  • Os ônibus são totalmente higienizados todas as noites e limpos regularmente durante o dia
  • Todos os funcionários do Red Bus devem estar usando máscaras
  • Existem máquinas de cartão de crédito sem contato para a compra de ingressos 
  • A equipe é treinada para orientar os turistas sobre higiene pessoal e medidas preventivas em nossas lojas, ônibus ou barcos

Dúvidas comuns

  • É possível comprar o ingresso online? Quando e como pego os ingressos?

Sim é possível, entre no site para fazer sua compra. Após o pagamento, você receberá um código de barras por e-mail. Basta apresentá-lo no seu celular ou imprimi-lo para entrar no ônibus.

  • Se eu quiser comprar a passagem pessoalmente, como faço?

Você pode comprar em qualquer um dos pontos de embarque com o motorista ou nas bilheterias. Existem bilheterias no Rosebank (Joburg), Waterfront (Cape Town) e Camps Bay (Cape Town).

  • Os bilhetes do ônibus Hop On – Hop Off incluem as taxas de entrada da atração?

Não, mas com o bilhete do Red Bus você consegue descontos em várias atrações. Se você quiser um passeio que inclua as atrações no custo, você deve adquirir o City Pass de Cape Town e o de Joanesburgo.

  • Qual é a melhor maneira de usar o recurso hop-on e off?

Se você ainda não conhece Cape Town, recomendamos que faça um circuito completo enquanto escuta os comentários em áudio. Você pode então decidir quais locais tem interesse visitar, para poder descer e vê-los de perto, em seguida, embarcar de volta no ônibus. Você pode fazer quantas voltas quiser no ônibus durante a validade do seu bilhete.

Horários do Red Bus

Cape Town

Red Bus Cape Town

Joanesburgo

Red Bus Joanesburgo

Gostou dessa dica?

Agora ficou bem mais fácil conhecer os principais pontos turísticos da África do Sul. Conheça o nosso Guia Completo do país ou entre em contato com as nossas consultoras para montar seu roteiro de férias.

1 comentário em “Red Bus: tours pela África do Sul”

  1. Bem legal, lembra os passeios de Londres. Ainda não consegui conhecer a África do sul, o capital não ajuda, mas vamos ver, quem sabe através de um pacote de viagem eu consiga visitar essa terra maravilhosa. Gostei do site, bel legal, parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *