O turismo gastronômico também faz parte da rotina de Cape Town, a cidade é famosa pela produção de vinhos e sua degustação. O destaque fica com o distrito de Constantia, uma das primeiras regiões a abrigar as vinícolas na África do Sul.

A boa qualidade dos vinhos se dá pelo clima, solo e cuidado especial dos produtores. Portanto, essa atração não pode ficar de fora do seu roteiro

Vinícolas Cape Town
Vinícola em Constantia por @greytonwineweekend

História das Vinícolas em Cape Town

As vinícolas estão presentes em Cape Town desde 1650. A cidade fazia parte de uma das paradas existentes entre Europa e Ásia na conhecida Rota das Especiarias. Desse modo, os governantes decidiram plantar vinhas no local para fornecer vinho aos marinheiros que por ali passavam.

De início, os vinhedos não deram certo, mas 30 anos depois, o governador holandês Simon Van der Stel conseguiu recrutar mais pessoas para cuidar das terras de Constantia e transformar os vinhos em produtos de alta qualidade.

Com a morte de Simon em 1712, a propriedade na região de Constantia foi dividida em três partes e vendida, apenas uma delas prosperou e se tornou referência de vinho na Europa. Desde então, o vinho sul-africano passou por altos e baixos.

Por exemplo, em 1886 uma praga atingiu as vinhas e durante o Apartheid a exportação ficou prejudicada com as sanções e boicotes de outras nações. No entanto, nos últimos anos, as vinícolas conquistaram grande prestígio e estão entre os pontos turísticos imperdíveis de Cape Town.

Como é feita a degustação nas vinícolas?

As vinícolas oferecem a visitação dos seus espaços, tours pelas adegas e a degustação de vinhos. Nesta última, existe uma sala específica para a experimentação e uma equipe de especialistas para orientar os visitantes no processo. Assim, todos conseguem compreender que tipo de vinho estão degustando e as suas principais características.

Onde fazer degustação de vinhos em Cape Town?

Para a degustação você pode optar por fazer a Rota de Vinhos de Constantia, que inclui a visitação de nove propriedades, ou escolher apenas uma vinícola da região para visitar.

A outra opção é conhecer as vinícolas das cidades próximas como Stellenbosch e Franschhoek.  Há quem faça o trajeto com o Red Bus e aqueles que vão por conta própria, mas vale lembrar que é bom providenciar um transporte já que haverá ingestão de bebida alcoólica.

A vantagem de visitar Constantia é que não é preciso sair de Cape Town. Não só a região é conhecida por seus vinhos sul-africanos, mas também por sua arquitetura holandesa, mansões e belas paisagens. Para chegar ao local, é possível usar a rota M63 em direção ao sul da cidade.

Se você estiver com mais tempo, pode ir até Stellenbosch, Paarl ou Franschhoek. As cidades são próximas umas das outras, sendo possível visitá-las em um dia.

Constantia

Constantia é uma das áreas nobres de Cape Town, por isso é fácil encontrar vários casarões na região. Aproveite para explorar os vinhedos e restaurantes por lá. Vinícula que você pode visitar: Groot Constantia.

Stellenbosch

A cidade de Stellenbosh fica a 80 km de Cape Town e é considerada a segunda cidade mais antiga da África do Sul. Normalmente os turistas apaixonados por vinho gostam de pernoitar no local, já que existem mais de 150 vinícolas para explorar. Algumas das vinícolas que você pode visitar são: Delaire Graff Estate, Waterford Wine Estate e Tokara;

Franschhoek

Franschhoek fica a uma hora de Cape Town e quem decide conhecer o local adora fazer o passeio no Wine Train. Essa opção também é recomendado para quem está com crianças porque o passeio costuma ficar mais divertido de trem. A rota inclui a visitação de oito vinhedos e é feito no formato hop-on hop-off.

Algumas das vinícolas que você pode conhecer são: La Motte, Boschendal Farm Estate e La Bourgogne Farm.

Paarl

A região de Paarl também possui vinhos maravilhosos, por lá você pode degustar vinhos, fazer piqueniques ou desfrutar de uma boa experiência gastronômica nos restaurantes. Você pode provar alguns deles nos seguintes lugares: Fairview Estate, Vendome Estate e Laborie Estate.

Qual é a melhor forma de conhecer as vinícolas em Cape Town?

Ao visitar as Vinícolas, você pode optar por fazer o passeio com um guia privado, em grupo ou alugar um carro. Colocamos aqui as características de cada uma dessas opções, assim você pode escolher a que melhor se encaixa em sua viagem.

Guia Privado

Pontos positivos:

  • Guia em português;
  • É possível escolher as vinícolas que serão visitadas e as degustações em cada uma delas
  • Flexibilidade para adaptar o tour ficando mais tempo em algum lugar que gostar
  • Transfer incluso, ou seja, o passeio começa e termina no seu local de hospedagem.

Pontos negativos:

  • Por ser um tour privado, o preço é mais caro
  • As degustações não estão inclusas no preço do Guia

Preço: Depende do número de pessoas. Ex: para casal 2350 rands por pessoa; grupo de 4 pessoas 1700 rands
por pessoa

Passeio Regular

Pontos positivos:

  • Guia em português
  • Itinerário completo com degustações inclusas
  • O transfer também está incluso, ou seja, o passeio começa e termina no seu local de hospedagem

Pontos negativos:

  • Não é possível escolher as vinícolas que serão visitadas
  • É preciso cumprir os horários programados

Preço: 1095 rands por pessoa

Gostou de conhecer mais sobre as vinícolas sul-africanas? Conta aqui nos comentários qual dessas regiões você planeja visitar durante sua viagem. Não esqueça de olhar nosso artigo sobre planejamento de viagem para montar um roteiro incrível.

4 comentários em “Conheça as Vinícolas em Cape Town”

  1. Pingback: Red Bus: tours pela África do Sul - Viin | Tudo sobre viagens para a África

  2. Pingback: Acomodação no Kruger: saiba qual escolher! - Viin | Tudo sobre viagens para a África

  3. Pingback: África do Sul: lua de mel inesquecível - Viin | Tudo sobre viagens para a África

  4. Pingback: #5 Vinícolas na África do Sul - Viin | Tudo sobre viagens para a África

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *