Quem viaja para Joanesburgo adora fazer um City Tour completo na cidade para aproveitar as atrações culturais e históricas! Então, se seu objetivo é montar um bom roteiro e passear em todos os pontos turísticos, o nosso artigo traz o melhor itinerário para fazer a sua City Tour por lá.

Sobre Joanesburgo

Joanesburgo é conhecida como a cidade ouro da África do Sul, uma vez que a fonte de renda da região era o comércio de ouro e diamantes. Atualmente, Joburg é a maior cidade do país e considerada um dos principais núcleos urbanos sul-africanos.

A cidade também foi lar do líder e ativista Nelson Mandela, como resultado muitos pontos turísticos fazem referência a sua história e luta anti-apartheid. Além disso, Joanesburgo foi uma das sedes durante a Copa do Mundo de 2010, ou seja, é possível ver o incrível estádio FNB em sua visita.

A seguir você conhecerá mais sobre essa e mais algumas das principais atraçõe de Joburg.

Constitution Hill

O Constitution Hill é a primeira parada da City Tour em Joanesburgo. O local abrigou por muito tempo uma prisão e um forte militar. Agora, em seu lugar funciona o Tribunal Constitucional da África do Sul e também um museu que explica a história da democracia sul-africana.

A visita inclui um passeio explicativo sobre o Forte Antigo, a Cadeia Feminina e a seção Número Quatro, destinada para negros. Alguns dos ex-presos políticos que passaram pela Constitution Hill são: Mahatma Gandhi, o fundador do Congresso Pan-africanist,a Robert Sobukme e o ex-presidente do Congresso Nacional Africano, Albert Luthuli.

Com o propósito de abrir espaços para mais discussões, o local também hospeda exibições temporárias de artistas e historiadores sul-africanos. Assim, se você já visitou os programas regulares e quiser visitar novamente o museu, é possível conhecer novas ideias e atividades.

Entrada: R75 para adultos, R35 para crianças;

Horário: Segunda a Domingo, 9h às 15h.

Nelson Mandela Bridge

A Nelson Mandela Bridge é a maior ponte estaiada da África do Sul. A ponte possui 284 metros de comprimento e conecta duas áreas importantes da cidade de Joanesburgo: Braamfontein e Newtown.

O projeto foi pensado de forma a modernizar o centro da cidade, sendo assim a ponte é um marco bastante conhecido e já virou atração. Você logo a reconhecerá ao fazer a City Tour, ela sempre é iluminada com as cores do arco-íris ao anoitecer.

Gold Reef City

city tour joanesburgo

A próxima parada da City Tour por Joanesburgo é o Gold Reef City, parque de diversões localizado em uma antiga mina de ouro da cidade. A mina ficou aberta até 1971, ao finalizar as atividades foi decidido que o espaço poderia ser usado para entretenimento. Por lá, é possível encontrar montanha-russa, roda gigante, chapéu mexicano, teatro 4D e muito mais. Uma verdadeira diversão para toda a família.

Aproveite para fazer um lanchinho nos restaurantes dentro do parque e também conhecer mais sobre as minas de ouro no Museu do Gold Reef City. O espaço divide o estacionamento juntamente com o Museu do Apartheid, aliás, não existe taxa para estacionar seu carro.

Entrada: R200 por pessoa;

Horário: Sexta a Domingo, 9h30 às 17h.

Museu do Apartheid

O Museu do Apartheid é uma das atrações mais procuradas por quem visita Joburg, principalmente devido ao história de luta da cidade contra o regime segregacionista. O espaço conta com um acervo de fotografias da época, filmagens e quadros explicativos.

A inauguração ocorreu em 2001 e desde então esse é um dos principais museus sobre o Apartheid na África do Sul. Além da exposição regular, existem atividades e programações temporárias pelo local, acesse o site para saber mais sobre.

city tour joanesburgo

Assim que você adquire o ingresso, já consegue se sentir inserido no momento histórico. Cada visitante entra por uma porta, uma delas para “non-whites” e outra para “whites”, assim como ocorria na época do regime. O propósito é demonstrar que o povo sul-africano precisa se distanciar daquele passado e se preparar para um futuro mais igualitário.

Entrada: R150 por pessoa;

Horário: Segunda a Domingo, 9h às 17h.

Mandela Square

city tour joanesburgo

Todo turista que viaja para Joanesburgo já ouviu falar da Mandela Square. A praça fica localizada em Sandton, bairro comercial bem conhecido na área. Dentro do complexo existe uma estátua em homenagem a Nelson Mandela, por isso o local possui este nome.

Aproveite o ponto turístico para tirar fotos com o monumento, experimentar os restaurantes de culinária sul-africana e comprar alguns souvenirs da viagem.

Entrada: gratuito;

Horário: Segunda a Sábado, 9h às 19h;Domingos e feriados, 9h às 18h.

Soweto

City Tour Soweto

O bairro de Soweto também não pode ficar de fora de sua City Tour, afinal, sua história é de extrema importância para Joanesburgo. Hoje em dia, o distrito é lar de mais de um milhão de pessoas e compõe uma área de 200 km².

A história do bairro está extremamente ligada com o Apartheid. Durante o regime, os negros foram expulsos dos “bairros brancos”, por consequência muitos foram parar em townships como Soweto.

Com o subúrbio crescendo, mais pessoas se interessaram em se unir para lutar por seus direitos. Nesse sentido, destacaram-se dois ativistas: Nelson Mandela e Bispo Desmond Tutu. Ambos são ganhadores do Nobel da Paz por sua busca de uma sociedade sul-africana mais igualitária.

Sendo assim, visitar o bairro é como conhecer uma parte do passado que a África do Sul. 

Por lá você conhecerá a Orlando Towers, a Casa de Mandela e o Museu Hector Pieterson.

Mandela House

A Mandela House fica no bairro de Soweto, mais precisamente na 8115 Orlando West, esquina das ruas Vilakazi e Ngakane. O líder sul-africano se mudou para a casa em 1946, juntamente com sua primeira esposa, Evelyn Ntoko Mase. Após alguns anos, se divorciou e passou a viver no local com a sua segunda esposa, Nomzamo Winifred. Durante seus anos de prisão, Winnie permaneceu nas acomodações e participava de protestos contra o regime segregacionista.

A casa se tornou patrimônio público e atualmente é um memorial. O acervo conta com fotos e réplicas dos móveis da época em que o ativista viveu ali. Com toda certeza será um passeio de muito aprendizado.

Entrada: R60 para adultos; R20 para crianças;

Horário: Segunda a Domingo, 9h às 16h45.

Qual melhor época para fazer a City Tour?

Os passeios podem ser feitos em qualquer época, porém quem visita a cidade durante as férias de verão, entre dezembro e fevereiro, consegue aproveitar diferentes atrações. Existem diversas atividades diferentes e os passeios regulares também oferecem exposições temporárias diferenciadas.

Além do City Tour: Pretória e Cradle of Humankind

Ao terminar a sua City Tour, você certamente vai querer conhecer mais lugares na África do Sul. Então, trazemos duas dicas de passeios imperdíveis para adicionar no seu roteiro:

Pretória

A cidade de Pretória se localiza a apenas trinta minutos de Joanesburgo. Ela é uma das quatro capitais do país, cada uma delas representa um poder. Nesse sentido, Pretória atua como a Capital Executiva.

Muitos turistas colocam o destino em seu roteiro, pois o lugar é bem tranquilo e oferece paisagens lindas. Ao contrário de Joanesburgo, Pretória possui bastante áreas verdes e mais de 100 parques. Entre eles, estão o Jardim Botânico e Wonderboom Nature Reserve.

Monumento Voortrekker

Um ponto turístico bastante visitado na cidade é o Monumento Voortrekker. Essa é uma homenagem aos imigrantes pioneiros que partiram de Cape Town para povoar o interior da África do Sul.

Berço da Humanidade

O Berço da Humanidade está localizado a cinquenta minutos de Joanesburgo, portanto muitos viajantes gostam de adicionar essa atração em seus roteiros. O lugar é conhecido como um dos sítios hominídeos mais ricos do mundo, posto que muitos fósseis e vestígios dos primeiros humanos foram encontrados na região.

Em 1999, a área foi declarada como Patrimônio Mundial da UNESCO. Sem dúvida, vale a pena entender um pouco mais sobre nossos ancestrais. A evidência mais antiga encontrada data de três milhões de anos ou mais.

No local, ainda é possível visitar o Maropeng Visitor Centre, uma exposição autoguiada e interativa sobre o nascimento da humanidade. Por último, você pode se aventurar nas Sterkfontein Caves, um conjunto de cavernas onde vários fósseis foram encontrados, incluindo a famosa “Sra. Ples” – com 2,3 milhões de anos de idade.

Entrada: R100 para maiores de 6 anos;

Horário: Sexta a Domingo, 9h às 16h30.

Reserve sua City Tour em Joanesburgo

Ficou com vontade de fazer esse roteiro? Então, reserve conosco a sua City Tour, o serviço inclui transporte, guia em português, além dos ingressos para o Museu do Apartheid e Mandela House.

2 comentários em “City Tour Joanesburgo: explore a cidade”

  1. Pingback: 5 atrações culturais na África do Sul - Viin | Tudo sobre viagens para a África

  2. Pingback: África do Sul: um Guia Completo para sua viagem - Viin | Tudo sobre viagens para a África

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *