As Ilhas Maurício são um destino extremamente cobiçado pelos turistas mundo afora. A beleza do país é inegável, além disso, quem visita o arquipélago consegue aproveitar praias, acomodações luxuosas e ainda experimentar o melhor da comida crioula.

O arquipélago fica no continente africano e possui um território com extensão total de 2.040 quilômetros quadrados. No passado, Maurício foi uma colônia francesa e também britânica, por isso possui diversas características históricas ligadas a esses dois países. Aliás, os idiomas mais populares são o francês e o crioulo. Ainda assim, é possível se comunicar muito bem somente com o inglês na ilha. Que tal conhecer mais sobre esse lugar incrível?

Abordamos aqui:

Quais documentos preciso para viajar para as ilhas Maurício?

Passaporte e visto

Brasileiros que vão viajar para as ilhas Maurício e planejam permanecer por até 90 dias no país não precisam de visto. No entanto, para entrar no arquipélago é necessário um passaporte válido com data de vencimento posterior à data de retorno da viagem. Se for possível, tenha também a passagem de volta e comprovantes de reservas de hotel em mãos, pois os fiscais podem solicitar esses documentos.

Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia

Assim como a documentação do passaporte, também é preciso apresentar o Certificado Internacional de Vacinação atualizado com a dose contra a febre amarela. Você pode tomar a dose até 10 dias antes de realizar a viagem.

O CIVP pode ser acessado gratuitamente pelo Portal de Serviços do Governo Federal, usando o RG e o comprovante da vacinação. Em até cinco dias úteis a Anvisa libera o cartão para ser impresso, ele tem validade vitalícia.

Covid-19 e Teste PCR

Passageiros que estão totalmente vacinados contra a covid-19 podem explorar as ilhas Maurício livremente. Entretanto, aqueles que não estiverem vacinados devem fazer uma quarentena de 14 dias para explorar o país.

Por último, é exigido o teste PCR negativo para o coronavírus, o exame deve ser realizado até 72h antes do embarque do primeiro voo.

Como chegar?

Atualmente, não existe nenhuma companhia aérea fazendo voos diretos do Brasil para as Ilhas Maurício. Por isso, será preciso fazer pelo menos duas escalas para chegar ao destino.

Um dos caminhos mais populares para chegar no arquipélago é passando por Doha. A Qatar faz o trajeto partindo de São Paulo. A partir dali, você pode embarcar num voo direto até as Ilhas Maurício. A Emirates também é uma opção, os voos saem de São Paulo e param em Dubai antes de seguir até o destino final.

Após realizar a compra de passagem, guarde o comprovante de ida e volta, pois você pode precisar apresentar esse documento na imigração.

Como se deslocar do aeroporto para meu hotel?

O Aeroporto Internacional Sir Seewoosagur Ramgoolam fica na parte sudeste do arquipélogo. Portanto, se você se hospedou em outra área da ilha será preciso gastar um tempo se deslocando até sua acomodação.

Alguns dos meios de transporte utilizados são o táxi e os aplicativos de viagem. No entanto, se você está acostumado a dirigir em suas viagens internacionais, uma boa opção é alugar um carro. Além de ser prático, é uma oportunidade de conhecer mais a fundo o país.

Também é válido pesquisar se o hotel no qual você irá se hospedar oferece o serviço de transfer, assim você pode contratar a viagem diretamente com eles.

Qual a moeda é utilizada nas ilhas?

moeda Mauritius

A moeda oficial é a Rúpia de Maurício, sendo o seu símbolo Rs e o código internacional MUR. Ao viajar para a ilha, você pode usar o dinheiro em espécie, assim não há preocupação com taxas e você pode fazer suas compras sem problemas. Também é vantajoso usar o cartão de crédito e cartão pré-pago. 

Se for utilizar o cartão para sacar dinheiro na moeda local, sempre consulte seu banco sobre a comissão e taxas aplicadas.

Quando ir às ilhas Maurício?

Assim como o Brasil, as Ilhas Maurício se localizam no Hemisfério Sul. Desse modo, sabemos que os meses de verão e inverno acontecem nos mesmos meses que os daqui. Dito isso, a melhor época para visitar o país vai depender do tipo de passeio que você deseja fazer.

Dezembro a março

As temperaturas não costumam variar muito no país, a média fica entre 26 ºC a 32 ºC. Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são os mais quentes. Inclusive, o verão é a estação perfeita para turistas que querem fazer mergulhos e atividades aquáticas. No entanto, lembre que é também nesse período que os ciclones podem aparecer nas ilhas.

Abril a Novembro

Os meses de baixa temporada são perfeitos para os turistas que gostam de tranquilidade. Nos meses de outubro e novembro é comum a pesca em alto mar. Entre maio e outubro, a temperatura é mais fresca e ocorrem mais ventos do lado leste da ilha. Os meses mais frios, julho e agosto, atraem os turistas para a costa oeste, já que ela é mais resguardada.

Onde se hospedar em Maurício?

Certamente, escolher onde se hospedar é uma das etapas mais trabalhosas de quem monta uma viagem internacional. Portanto, separe um tempo para pesquisar, calcular orçamentos e determinar o custo benefício. Separamos algumas regiões para ajudar nesse momento.

Região Norte das Ilhas Maurício

A maioria dos passeios e turismo de luxo das ilhas Maurício estão na parte norte do arquipélago – de Point aux Piments, Grand Baie até Bain Boeuf.  Desse modo, você encontrará resorts luxuosos, vida noturna, restaurantes, excursões para outras ilhas e bastante movimento nesta região. Vale a pena se hospedar na área, você terá acesso a belas praias e ótimos bares em Grand Baie.

Região Oeste das Ilhas Maurício

Essa região é bem movimentada, afinal, os turistas amam fazer mergulho e aproveitam as águas cristalinas para fazer snorkelling por lá. Além disso, a infraestrutura da área é muito boa. Como já mencionamos também, em determinados meses do ano o clima é mais agradável na costa oeste. Por isso, vários visitantes escolhem o local.

Região Sul e Leste das Ilhas Maurício

O sul e leste da ilha são menos visitados pelos turistas. Na parte leste – ilha Ile Aux Cerfs até Belle Mare – você conseguirá vislumbrar um visual mais nativo e clima mais tranquilo. No entanto, essas regiões possuem menos restaurantes e mercados, o que pode ser um incômodo para alguns turistas.

Restaurantes nas ilhas Maurício

Além das praias, trilhas e belezas naturais, as ilhas Maurício também ganharam popularidade entre os viajantes devido à sua gastronomia única.  Separamos alguns restaurantes para você visitar em sua viagem.

restaurante Mauritius
The Plantation nas Ilhas Maurício

Escale Créole

site oficial

Um restaurante autêntico da comida crioula. Nesse sentido, os pratos são simples e bem cozidos, sempre acompanhados por elementos como carne ou peixe, arroz, grãos, legumes e temperos. Vale lembrar que estabelecimento também oferece a versão vegetariana de alguns pratos.

Endereço: Bois Cheri, Moka;

Le Fangourin

site oficial

O local consegue equilibrar a sofisticação e os sabores da ilha em pratos como o tradicional marlin defumado e o sargo da Maurícia. De sobremesa, a casa possui algumas opções muito gostosas. Por exemplo, o Crème brûlée com baunilha fresca e a torta de merengue de limão.

Endereço: L’Aventure du Sucre,Beau Plan;

Rum Shed Bar & Grill

site oficial

O Rum Shed Bar & Grill é conhecido por sua decoração rústica e drinks feitos com rum. O restaurante fica dentro do Shanti Maurice Resort, porém visitantes que não estão hospedados podem frequentar o local fazendo uma reserva. A dica é experimentar a cerveja local e pratos típicos na companhia de amigos.

Endereço: Shanti Maurice Resort & Spa, Coastal Road Saint Félix;

La Table du Château

site oficial

O restaurante possui um ambiente bem refinado, o jardim atrai diversos clientes para almoço e jantares temáticos nos fins de semana. A cozinha é comandada pelo Chef Fabio de Poli que prepara receitas familiares usando produtos sazonais e frutas.

Endereço: Domaine de Labourdonnais, Mapou;

Grand Canton

site oficial

Um dos restaurantes mais antigos de Port Louis, especializado em pratos de Hong Kong e chineses. O menu do restaurante inclui entradas únicas, como uma inusitada salada de água-viva. Sem dúvida,vale a pena experimentar.

Endereço: 47, Queen St, Port Louis;

The Plantation

site oficial

Situado à beira-mar, o The Plantation possui um cenário espetacular. A especialidade da casa são os frutos do mar e a culinária crioula.

Endereço: Coastal Road The Residence Mauritius, Belle Mare;

Locomoção em Maurício

Existem várias formas de se locomover nas Ilhas Maurício, porém as três opções mais usadas são: excursões organizadas, táxi e aluguel de carro.

Excursões organizadas

As excursões organizadas são a forma mais cômoda e prática de circular na ilha. Entretanto, esse tipo de transporte costuma ser mais caro. A vantagem é que a maioria desses passeios possuem guias que conseguem explicar fatos e curiosidades sobre os locais visitados.

Táxi

Os turistas que visitam Maurício podem alugar táxis durante todo o dia, assim a locomoção se torna algo bem prático. Grande parte dos taxistas da ilha já têm um preço estabelecido para tours de um dia. Esclareça o preço da viagem antes de entrar no táxi.

Locação de carro

Alugar um carro é uma das formas mais econômicas de passear pela ilha. No entanto,é preciso estar atento à mão inglesa e ao trânsito costumeiro no país. Além disso, as estradas não têm marcas divisórias na pista, como no Marrocos. Para poder alugar um carro basta ter mais de 21 anos, não é imprescindível a licença internacional.

Quais atrações colocar no seu roteiro?

Separamos os principais pontos turísticos de Maurício para incluir no seu roteiro! A ilha tem uma diversidade de atrações, como praias, montanhas, museus, templos e muita natureza.

Port Louis

Port Louis nas Ilhas Mauritius

Capital do arquipélago, Port Louis é um lugar encantador. Ela é a maior cidade de Maurício. Por lá, você pode conhecer o Caudan Waterfront, cheio de lojas, bares e restaurantes. Proporcionando uma mistura de cores, sabores e aromas, o Mercado Central de Port Louis reflete as muitas tradições e culturas das ilhas Maurício.

Outro lugar incrível é a La Citadelle, ou Forte Adelaide como também é chamada, uma propriedade antiga que data de volta da época colonial, no local é possível desfrutar de um panorama único de Port Louis.

Caudan Waterfront

O Caudan Waterfront está localizado onde antigamente se encontrava o porto da capital (Porto Caudan). Nesta área você encontrará centros comerciais, lojas, restaurantes e um shopping. Portanto, se você quer fazer compras esse é o momento perfeito.

Se você for o tipo de pessoa que curte jogos, também existe um cassino nos arredores. O local chama atenção com suas cores e a fachada inspirada em uma embarcação pirata.

Mercado Central

Está procurando um lugar para fazer suas compras? No Mercado Central você encontrará uma grande variedade de frutas, legumes, roupas e até artesanatos. É bem provável que este seja o local mais movimentado de Port Louis. Por lá, os comerciantes oferecem seus produtos falando em voz alta, do mesmo modo que faziam seus antepassados quando o mercado foi criado. Aproveite para pechinchar, pois essa é uma parte fundamental das compras nos mercados da ilha.

Horário de Funcionamento: Seg a Sáb das 5h30 às 17h

Entrada por adulto: gratuita

Blue Penny Museum

O Blue Penny Museum conta um pouco sobre a parte histórica e cultural das Ilhas Maurícias. Os visitantes mergulham numa viagem no tempo e podem observar objetos pertencentes à era das grandes explorações marítimas.

Horário de Funcionamento: Seg a Sáb das 10h às 17h

Entrada por adulto: MUR245

Aapravasi Ghat

O local é um dos patrimônios da humanidade, ele é símbolo da identidade da Ilha, uma vez que mais de 70% dos ancestrais da população atual chegaram ali através do Departamento de Imigração. Os britânicos, que colonizavam a ilha, contrataram trabalhadores vindos da Índia, China, África e Sudeste Asiático para cultivar cana, após o fim da escravidão por volta de 1835.

Horário de Funcionamento: Seg a Sex das 9h às 16h; Sáb das 9h ao 12h;

Entrada por adulto:gratuito

Île aux Cerfs

A ilha é famosa por suas faixas de areia branca e um mar azul turquesa intenso. A Ilha dos Cervos está localizada fora do continente, na parte oriental de Maurício. Algumas das atividades que você pode fazer por lá são: mergulho, andar de parapente e passeio de barco. Além disso, você pode experimentar novos sabores nos bares e restaurantes da região.

Le Morne

Le Morne Mauritius
Le Morne por Xavier Coiffic

Certamente a montanha Le Morne é um símbolo do país, a dica é fazer uma trilha até seu topo e admirar a ilha do alto. Além de ser conhecida por sua preciosa silhueta, a montanha também é lembrada por seu passado. Durante os séculos XVIII e XIX, ela foi utilizada como refúgio pelos escravos fugitivos, conhecidos como cimarrones. A região também atrai diversos turistas com suas belas praias.

Trou aux Cerfs

Trou aux Cerfs é uma cratera vulcânica adormecida que fica a cerca de 605 metros acima do nível do mar. O local também é chamado de ‘Vulcão de Murr’ e está localizado na área central da ilha. A cratera tem um diâmetro de 350 metros e uma profundidade de cerca de 100 metros.

A área chama atenção por sua bela vegetação e tranquilidade, desse modo os turistas e habitantes passaram a frequentar a região para praticar esportes. Você pode encontrar praticantes de jogging todos os dias de manhã. Há também um quiosque de madeira onde você pode sentar e apreciar a beleza do local.

Grand Bassin

Mauritius templo

A Grand Bassin é uma cratera localizada na região de Savanne. No local, um lago se formou e ele é considerado sagrado para os adeptos da religião hindu. Acredita-se que existe uma comunicação entre o local e o rio Ganges. Por isso, um templo foi construído na região.

Na entrada do templo, ficam as duas estátuas mais altas da ilha, ambas de 33 metros de altura: uma de Shiva e outra de Durga Maa Bhavani. 

Jardim Botânico Pamplemousses

Localizado no norte da ilha, o Jardim Botânico de Pamplemousses é conhecido por ser o mais antigo do hemisfério sul. O local foi fundado por volta de 1735, há quase dois séculos e meio. A área cobre mais de 25.000 hectares e possui um grande lago de nenúfares gigantes.

Em 1767, o administrador francês, Pierre Poivre, importou frutas, vegetais e flores de todo o mundo para o jardim. Algumas dessas árvores e espécies permanecem até os dias de hoje no local.

Durante os primeiros 30 anos de colonização inglesa, o jardim esteve em decadência. No entanto, no século XIX, novas espécies foram acrescentadas à coleção, como a palmeira-real. Sendo assim, o jardim trocou de nome para Jardim Botânico Real.

Horário de funcionamento: Seg à Dom das 08h30 às 17h30;

Valor: MUR200

Parque Nacional de Chamarel

Parque Chamarel em Mauritius

O Parque Nacional de Chamarel possui um dos cartões postais mais bonitos do mundo, a famosa Terra das Sete Cores. A atração é formada por dunas de areia de diferentes cores em meio a um grande bosque. No parque, é possível fazer piqueniques e trilhas, além de observar centenas de tipos de plantas, aves e outros animais selvagens, como macacos, cervos e javalis. Outro ponto turístico do parque que encanta diversos turistas é a Chamarel Waterfall, uma cachoeira com queda d’água de mais de mil metros.

Horário de funcionamento: Seg à Dom das 08h30 às 17h;

Valor: MUR440

Atividades para fazer no arquipélago

Parasailing

Quem adora passeios com bastante adrenalina e emoção vai amar a experiência de fazer parasailing em Maurício. A atividade é feita na praia Trou aux Biches Beach, na costa norte do arquipélago. Os instrutores do local dão algumas explicações básicas de segurança e logo em seguida você já pode se divertir.

Durante a experiência, os turistas conseguem avistar a costa de areia branca e as belas águas cristalinas.

Ponto de encontro: Trou aux Biches Beach;

Valor: MUR1580

Passeio de barco com snorkel

Mauritius

O passeio de barco parte de uma das praias mais populares de Maurício, a Grand Baie Beach. De lá, todos sobem a bordo em direção à lagoa que se forma na barreira de corais. Ao chegar ao recife, o equipamento de snorkel é distribuído para que a prática comece. Logo depois, os turistas já podem submergir nas águas cristalinas e explorar as espécies únicas que vivem entre os corais.

A barreira de corais e as condições naturais desse ecossistema fazem da lagoa de Grand Baie um lugar único e muito procurado pelos mergulhadores. Ao finalizar o passeio, o barco faz o retorno até a praia de modo que seja possível desfrutar da paisagem.

Ponto de encontro: Grand Baie Beach;

Valor: MUR630

Excursão privada à Ilha de Ambre

Assim como o mergulho de snorkel, o ponto de partida da excursão à Ambre fica em Grand Baie. O barco percorre a costa de Maurício até chegar ao destino. No caminho, os visitantes podem avistar alguns manguezais e fazer snorkel.

O passeio é feito com um guia local que explica sobre o ambiente natural de Ambre e os manguezais, enquanto todos a bordo aproveitam o mar e a paisagem tropical. Após esse momento, o barco segue até Bernache, uma pequena ilha próxima, onde um delicioso almoço é servido. A refeição inclui produtos típicos mauricianos: frango, pescado e salada de arroz.

Assim que finalizar seu almoço, você terá tempo livre para andar pelas praias e curtir a água de Bernache até a hora de retornar.

Ponto de encontro: Grand Baie Beach;

Valor: MUR23100

Nadar com golfinhos

A excursão para nadar com os golfinhos acontece em Black River, na região oeste da ilha. Os simpáticos mamíferos são encontrados nas águas do Oceano Índico, seu habitat natural.

O passeio é feito com especialistas que explicam sobre os tipos de golfinhos que podem ser encontrados na viagem. Após uma breve explicação sobre aspectos de segurança, um grupo de turistas embarca e parte para a aventura.

Dentro do pacote, também é oferecido um pequeno café-da-manhã a bordo. O mergulho com golfinhos dura em torno de duas horas e meia. Lembrando que a atração é feita de forma a respeitar o ambiente e preservação da espécie.

Ponto de encontro: Dolswim. La Jetée Road;

Valor: MUR8000

Avistar baleias

O avistamento de baleias é um dos passeios mais legais de Maurício, a atração é feita na costa de Black River. Assim como o mergulho com golfinhos, tudo é feito com o acompanhamento de especialistas. Dentro do pacote, é incluído um pequeno café-da-manhã a bordo. É provável que no caminho até as baleias também seja possível ver golfinhos. Afinal, esses animais são visitantes habituais da costa.

No entanto, para avistar as baleias é preciso entrar no mar aberto. Durante todo o ano, turistas conseguem encontrar cachalotes, uma das maiores espécies de baleia do mundo (chega a alcançar mais de 16 metros de comprimento e pesar mais de 50 toneladas). Já nos meses de julho a setembro, é comum avistar baleias-jubartes, que vão às águas tropicais para se reproduzir.

Ponto de encontro: Dolswim. La Jetée Road;

Valor: MUR8000

Vamos planejar a sua viagem para Maurício?

Depois de ler sobre todos esses lugares ficou mais fácil decidir o roteiro de viagem, não é mesmo? Entre em contato com a nossa assessora de viagem para montar um roteiro personalizado para as ilhas Maurício.

3 comentários em “Ilhas Maurício: Guia completo”

  1. Pingback: 5 Atrações das Ilhas Maurício - Viin | Tudo sobre viagens para a África

  2. Pingback: Melhores praias das Ilhas Maurício - Viin | Tudo sobre viagens para a África

  3. Pingback: Ilhas Mauricio - Melhores praias - De Lugar Nenhum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *