Seychelles é um arquipélago de 115 ilhas localizado no meio do Oceano Índico Ocidental. O país pertence ao continente africano e se destaca por suas belezas naturais. Sobretudo, por suas praias paradisíacas e areia branquíssima. Além disso, a gastronomia e a cultura da região despertam o interesse de diversos turistas ao redor do mundo.

As ilhas possuem uma extensão de quase 1.600 km e abrigam cerca de 95.000 habitantes. Em relação ao espaço geográfico, as ilhas se dividem em dois grupos principais: Ilhas Interiores e Ilhas Exteriores. 

Se você quiser aprender essa e outras informações sobre as ilhas Seychelles, basta ler esse guia que montamos para sua viagem. Confira a seguir as nossas dicas:

Abordaremos aqui:

Quais documentos preciso para viajar para Seychelles?

Documentos Seychelles

Passaporte e Visto

Assim que começar a planejar sua viagem, verifique se seu passaporte tem uma validade superior a seis meses. Afinal, esse documento é extremamente importante para sua viagem. A boa notícia é que os brasileiros não precisam do visto para entrar no país à turismo, portanto basta apenas ter o passaporte válido, uma passagem aérea de ida ou volta, comprovante de confirmação de reserva de acomodação e fundos suficientes para a duração da estadia.

Seguro viagem

O seguro viagem se tornou um documento obrigatório devido a covid-19, portanto seu pacote deve cobrir a internação pela doença. Aliás, existem vários tipos de cobertura dependendo da seguradora que for contratada, então procure entender qual delas atende as demandas da sua viagem.

Certificado Internacional de Vacinação

Também é preciso apresentar o Certificado Internacional de Vacinação atualizado com a dose contra a febre amarela. Você pode tomar a dose até 10 dias antes de realizar a viagem.

Você pode acessar esse documento gratuitamente pelo Portal de Serviços do Governo Federal, usando o RG e o comprovante da vacinação. Em até cinco dias úteis a Anvisa libera o cartão para ser impresso, ele tem validade vitalícia.

Teste PCR

Para quem já recebeu a dose completa da vacina contra covid-19, não há necessidade de apresentar o teste PCR negativo antes da viagem. No entanto, é preciso preencher a autorização de viagem disponível no site da imigração

Quem ainda não está vacinado contra a covid-19 precisa apresentar o teste PCR negativo antes de partir. O exame deve ser feito até 72h antes do embarque. Assim como os passageiros vacinados, devem apresentar a autorização de viagem disponibilizada neste link.

Como chegar em Seychelles?

No momento, não existem companhias aéreas fazendo voos diretos do Brasil para Seychelles. Desse modo, é necessário fazer pelo menos duas escalas para chegar ao destino.

A Emirates é uma opção para os turistas que querem chegar até Seychelles. Os voos da companhia saem de São Paulo e param em Dubai antes de seguir até o destino final. Outro caminho bastante popular para chegar às ilhas é o que passa por Doha. A Qatar faz o trajeto partindo de São Paulo. De lá, você embarca num voo direto até Seychelles.

Onde fica o Aeroporto de Seychelles?

O aeroporto de Seychelles, conhecido como Aeroport de La Pointe Larue, está localizado em Mahé. A área fica a apenas 11 quilômetros da capital Victoria, portanto se você optou por se hospedar na região o deslocamento até o seu hotel será bem tranquilo.

Como se deslocar do aeroporto até o hotel?

Você pode alugar um carro no próprio aeroporto e dirigir até o hotel, dessa maneira você terá mais liberdade de deslocamento. Outra opção é pegar um táxi, esteja sempre atento às tarifas e em qual zona fica sua acomodação.

Por último, existe a opção de usar o ônibus. No entanto, poucos turistas optam por esse trajeto, pois após chegar em Victoria será necessário usar outra forma de locomoção até o seu hotel.

Moeda

Moeda Seychelles

A moeda oficial de Seychelles é a rúpia (SCR, Sr ou SRe), conhecida em crioulo como roupi. Ela foi introduzida no país em 1914 com o objetivo de substituir a rúpia mauriciana, que circulava no arquipélago desde 1877.

Você pode sacar as rúpias em qualquer caixa eletrônico, basta fazer a ação com seu cartão de crédito ou débito. Se for utilizar essa opção, esteja atento às taxas que podem ser cobradas.

No dia-a-dia, a moeda em espécie é bastante usada em pagamentos de compras e mercados. Já nos estabelecimentos maiores, como hotéis e restaurantes, são aceitos cartões de crédito.

Como é o clima em Seychelles?

O clima em Seychelles é o tropical úmido, portanto as diferenças entre as estações do ano não estão muito presentes. A temperatura varia de 22 ºC a 27 ºC entre julho e agosto, e 27 ºC a 32 ºC, entre março e abril. Os meses mais chuvosos são dezembro e fevereiro.

Qual a melhor época para visitar?

É possível visitar as ilhas Seychelles durante o ano todo, basta estar atento à estação seca e à estação chuvosa. Durante a seca, entre maio e outubro, os ventos costumam ser fortes e o mar fica agitado. Na estação chuvosa, entre novembro a abril,  é comum que a temperatura esquente e que as chuvas se tornem frequente. Apesar disso, as pancadas não são longas e o sol sempre retorna, ou seja, é possível aproveitar as praias tranquilamente.

Onde se hospedar em Seychelles?

Seychelles possui várias opções de hospedagem, desde hostels até lodges luxosos. A escolha sobre onde ficar dependerá do seu objetivo de viagem. A seguir separamos algumas informações sobre as ilhas.

Hospedagem em Mahé

Mahé é a maior e mais populosa das ilhas de Seychelles, uma vez que o aeroporto internacional se localiza na região e é a entrada de muitos turistas, é comum que eles se hospedem nesta ilha. Além disso, existem várias atividades na área, por exemplo, você pode fazer algumas trilhas e visitar praias incríveis. Quem está viajando com crianças também costuma escolher Mahé para hospedagem.

A capital de Seychelles, Victoria, também fica na ilha de Mahé e é o centro cultural do arquipélago. Portanto, se você se hospedar por lá poderá encontrar uma grande variedade de museus e mercados. As principais regiões para se hospedar são: Victoria, Beau Vallon, Bel Ombre e Baie Lazare.

Hospedagem em Praslin

Praslin possui ótimas acomodações, porém os preços são um pouco mais altos que em Mahé. A ilha possui três vilas principais: Grand Anse, Baie Ste Anne e Anse Volbert. Todas possuem um pequeno comércio, supermercados e restaurantes. A vila principal é Baie Ste Anne,além de várias acomodações, na região há um banco, uma igreja, um hospital, lojas e um porto.

O aeroporto de Praslin está localizado perto de Grand Anse, sendo assim quem se hospeda na região pode pegar um voo até Mahé tranquilamente. Os voos são operados pela companhia aérea Air Seychelles. É uma maneira rápida de viajar, mas mais cara que a balsa.

Hospedagem em La Digue

Por ser uma ilha menor, La Digue não possui tantas opções de hospedagem ou variedade de hotéis de luxo. Ainda assim, você pode encontrar boas acomodações nas regiões de La Passe, Anse Severe e Anse Reunion. É possível encontrar hotéis, apartamentos, villas, pensões, pensões e casas de férias.

Restaurantes Ilhas Seychelles

Quem visita Seychelles se impressiona com a variedade de restaurantes da ilha. Dessa maneira, você pode almoçar e jantar em algum lugar diferente todos os dias de sua estadia. Confira a seguir os melhores restaurantes de Mahe, Praslin e La Digue.

La Scala

site oficial

O La Scala é um dos restaurantes mais antigos e bonitos de Seychelles. O local possui uma cozinha especializada na culinária italiana. O chef italiano Gianni Torsi e sua mulher Silvana administram o restaurante com muito amor. A dica é reservar uma mesa com a maior antecedência possível, pois o restaurante está quase sempre cheio.

Endereço: Bel Ombre, Mahé, Seychelles

Les Rochers

site oficial

Localizado na ilha de Praslin, o Les Rochers possui um ambiente rústico muito atraente. O restaurante foi construído usando métodos tradicionais, isto é, é feito de pedra e possui telhado de palha.

O menu é composto principalmente de peixes frescos e frutos do mar servidos em uma variedade de pratos locais. Apesar de estar localizado fora das áreas mais populares para os turistas, vale a pena investir num táxi ou alugar um carro para conhecer o local.

Endereço: Anse St. Sauver, Praslin, Seychelles

Chateau de Feuilles

site oficial

O Le Château de Feuilles é um restaurante requintado rodeado por uma paisagem belíssima. Você pode admirar tranquilamente o oceano azul cristalino e as palmeiras da região.

O cardápio inclui carnes, peixes e mariscos, além disso os legumes são colhidos diretamente da horta que o restaurante produz. Se você é vegetariano, existe um menu especial com diversos pratos.

Endereço: Pointe Cabris Baie Ste Anne, Praslin, Seychelles

Le Nautique Waterfront Restaurant

site oficial

Localizado na ilha de La Digue, este restaurante está situado à beira-mar proporcionando uma ótima vista aos visitantes. Além disso, o local oferece uma verdadeira experiência gastronômica.

Endereço: Unnamed Road, La Digue, Seychelles

Trader Vic’s Seychelles

site oficial

Trader Vic’s se destaca por sua tradição, são 80 anos servindo diversos pratos tropicais e com sofisticação. O restaurante oferece vista para sua própria lagoa em meio aos jardins do resort.

O menu abrange pratos da cozinha chinesa e mediterrânea. É possível desfrutar de frutos do mar, sopas típicas, poke e diversos coquetéis.

Endereço: The Story Resort Beau Vallon Beach, Bel Ombre Rd, Mahé, Seychelles

Ocean Kitchen

site oficial

O Ocean Kitchen é um restaurante à beira-mar que fica dentro do Six Senses Resort. No menu você encontra peixes e frutos do mar. Além disso, o local  possui frutas frescas, ervas e vegetais retirados da horta orgânica da ilha.

Endereço: Angel Fish Bay Marina Roche Caiman, Victoria, Mahé, Seychelles

Locomoção entre ilhas

Existem três ilhas principais – Mahé, Praslin e La Digue -, portanto você poderá se deslocar entre elas através de dois tipos de locomoção: barco e avião.

Barco

Seychelles por Maxim Berg

A opção mais utilizada para viajar entre Mahé e Praslin é a empresa Cat Cocos, um catamarã que realiza vários trajetos por dia de aproximadamente uma hora. Para viajar entre Mahé e La Digue, também é possível utilizar o serviço de Cat Cocos. Nesse caso, o catamarã realiza uma breve parada intermediária em Praslin.

Entre Praslin e La Digue, o serviço é mais regular, com saídas mais frequentes ao longo do dia. A duração do trajeto é de cerca de 20 minutos.

Avião

Outra opção para viajar entre Mahé e Praslin são os voos regulares de Air Seychelles. O trajeto dura cerca de 15 minutos e o preço é bem similar ao do barco.

Atrações indispensáveis para seu roteiro em Seychelles

Há uma razão para eles chamarem as Seychelles de “paraíso na terra”, o local possui três ilhas principais e várias praias incríveis. Não só isso, como também jardins e trilhas maravilhosas. A seguir separamos as atrações que não podem faltar na sua viagem:

Mahé

Mahé Seychelles

Mahé abriga a capital do país, Victoria, na costa leste. A capital é cheia de história e lugares maravilhosos como o Mercado Central, Jardim Botânico e tantos outros que você certamente vai amar visitar.

Na ilha, você encontra vários serviços: hotéis, resorts e atividades turísticas. Devido a seu movimentado porto, Mahé se tornou o centro comercial de Seychelles e abriga a maioria das instalações turísticas. Entre as atrações estão passeios de ecoturismo, restaurantes, cassinos, lojas, centros de mergulho, campos de golfe, tours de barco, pesca e trilhas.

Existem 65 praias no arquipélago, as mais famosas ficam na costa norte, como a baía de Beau Vallon. Ainda assim, a parte sul também possui várias praias que podem ser visitadas, como a praia de Anse Forbans.

Beau Vallon

É uma das praias mais populares de Seychelles, principalmente por estar localizada nas proximidades de Victoria. São 3km de extensão de uma areia muito branca e limpa. A Beau Vallon possui diversos hotéis e serviços ao seu redor, portanto você pode aproveitar para fazer diversas atividades por lá.

Anse Royale

A praia de Anse Royale está mais ao sul da ilha. No local, há bastante atividades para se fazer. Você pode praticar mergulho, uma experiência inesquecível. Em Seychelles, a visibilidade debaixo d’água pode chegar até 30 metros.

Trilha Glacis Trois Frères

A Glacis Trois Frères é uma das trilhas mais populares de Mahé, porém não é possível chegar até o pico por questões de segurança e, por isso, é recomendado terminar o percurso no antigo abrigo. Se você precisar, pode contratar um guia para fazer esse passeio.

Existe uma tradição de subir a trilha durante as celebrações da Páscoa, portanto é comum ver uma peregrinação no local. 

Mercado de Victoria

Ao visitar a capital de Seychelles, aproveite para explorar o Mercado de Victoria. É um verdadeiro mergulho nos hábitos culturais da população. O local é pequeno, mas possui diversas bancas de pescados, frutas, verduras e temperos típicos.

Horário de Funcionamento: Seg a Dom das 7h às 17h30

Entrada: gratuita

Victoria Botanical Gardens

site oficial

O Jardim Botânico de Victoria fica a 20 minutos do centro de Victoria, é um dos monumentos nacionais mais antigos das Seychelles. Foi fundado em 1901 por Sr. Paul Evenor Rivalz Dupont. O jardim abriga uma ampla coleção de plantas exóticas e endêmicas, entre elas palmeiras, árvores frutíferas e lindas orquídeas. Também é possível encontrar o afrodisíaco coco-de-mer e as tartarugas-gigantes de Seychelles, algumas com mais de 150 anos.

Horário de Funcionamento: Seg a Dom das 8h às 17h

Entrada: SCR100 

Parque Nacional Ste. Anne Marine

site oficial

O parque promove a conservação da vida marinha desde 1973. A área se localiza na parte nordeste de Mahé e seu acesso pode ser feito de barco. Você poderá observar os recifes de coral e nadar com tartarugas-de-pente,além de avistar golfinhos e tartarugas-verdes.

Horário de Funcionamento: Seg a Dom das 8h às 17h

Entrada: SCR200 

Le Jardin Du Roi

site oficial

O Jardim das especiarias Le Jardin Du Roi é um espaço verde inspirado nos jardins criados pelos franceses durante o século XVIII e que serviam para o comércio das especiarias nas colônias. No local, você reconhecerá aromas como baunilha, canela e páprica. Um pequeno museu funciona na casa principal, você aprenderá um pouco mais sobre a história do comércio de especiarias em Seychelles. A dica é conhecer as trilhas da área e degustar algumas especialidades no restaurante do jardim.

Horário de Funcionamento: Seg a Dom das 10h às 17h

Entrada: SCR110 

Praslin

Seychelles praslin

A segunda maior ilha de Seychelles, Praslin, fica a 45 quilômetros a nordeste de Mahé e pode ser acessada de avião pela companhia Air Seychelles. É nesta ilha que fica a Anse Lazio, a praia que é considerada uma das mais lindas do mundo. 

Aliás, é em Praslin que fica o Vallée de Mai, uma floresta com palmeiras gigantescas que dão o famoso coco de mer. O parque é tombado como patrimônio histórico da UNESCO, portanto a região é protegida e exemplo de preservação ambiental. Muitos turistas consideram o local o verdadeiro Jardim do Éden. 

Anse Lazio

A praia é cercada por areias claras e uma natureza inesquecível. Aproveite para relaxar enquanto escuta o som do mar. Anse Lazio fica localizada no norte de Praslin e é rodeada por uma densa vegetação, além de enormes pedras de granito. O local é perfeito para a prática de snorkel.

Vallée de Mai

site oficial

A Reserva Natural do Vallée de Mai é o coração verde da ilha de Praslin. No local, existe uma grande floresta de palmeiras que dão o famoso coco de mer. Essa espécie só cresce em Seychelles e na vizinha ilha de Curieuse. O coco de mer (coco do mar em português) leva esse nome porque antigamente se pensava que eles cresciam no fundo do mar. A palmeira dessa espécie pode chegar a medir 30 metros de altura e seu fruto pode chegar a pesar mais de 20 quilos.

A área ficou isolada por milhões de anos, por isso muitas espécies únicas que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo evoluíram por lá. Como resultado, muitos turistas e visitantes, como Charles Gordon, descrevem o Valée de Mai como o verdadeiro “Jardim do Éden”.

A taxa de entrada do local cobre o uso de todas as instalações e serviços disponíveis no Vallée de Mai. Além disso, os recursos adquiridos ajudam na preservação de ambos os Patrimônios Mundiais das Ilhas de Seychelles – o Vallée de Mai e o Atol de Aldabra. 

Horário de Funcionamento: Seg a Dom das 9h às 16h

Entrada: SCR350 

La Digue

A ilha de La Digue é uma das mais difíceis de ter acesso, porém o esforço vale a pena. Quem visita o local se sente numa viagem no tempo, já que muitas fazendas coloniais foram preservadas e possuem acomodações em estilo mais rústico. Na quarta maior ilha de Seychelles, os meios de transportes mais utilizados são os carros-de-boi e bicicletas. Visite as praias de Anse Source d’Argent e Grande Anse, certamente você ficará maravilhado pelas grandes pedras de granito que enfeitam as praias da região.

Anse Source d’Argent 

Anse Source d’Argent fica no extremo oeste de La Digue. Frequentemente, a praia é descrita como a mais bonita do mundo e é certamente uma das atrações mais famosas das Seychelles. O acesso a praia é feito de carro através da Union Estate e é bem sinalizado. Há um pedágio de 115 rúpias por pessoa, portanto leve o dinheiro trocado.

Um dos principais motivos da popularidade da praia, além de sua beleza, é a variedade de atividades que ela oferece. Por exemplo, você pode aproveitar o dia com sua família, nadar ou mergulhar com snorkel. Diferente de outras praias de Seychelles, Anse Source d’Argent possui restaurantes e barracas de frutas nas proximidades. Desse modo, você consegue passar mais tempo por lá.

Petite Anse

Assim como a maioria das praias em Seychelles, Petite Anse é tomada pela areia branca e o mar turquesa. Embora se trate de um lugar ideal para tomar sol e fazer fotos, esta praia tem um pouco mais de ondas e correntes que as praias que se encontram em outras zonas da ilha. Se você quiser nadar com tranquilidade, é melhor ir a outro lugar.

Anse Cocos

Para quem quer conhecer a costa leste de La Digue, a dica é passear por Anse Cocos. A água do mar forma piscinas rasas naturais e as palmeiras fazem sombras agradáveis, um lugar perfeito para passar uma tarde inteira na região. 

Anse Cocos fica apenas a 30 minutos a pé de Grand Anse, então você consegue conhecer ambas as praias em sua caminhada. Lembrando que a praia não possui instalações ou comércios, o destino é ideal para aqueles que estejam buscando tranquilidade e privacidade.

Grand Anse

Grand Anse fica na parte sudeste de La Digue. Os turistas costumam se encantar  pela vegetação e enormes pedras do local, portanto não esqueça de fazer muitos registros com sua câmera e aproveitar um dia incrível. Mas lembre-se de tomar cuidado com as fortes ondas e os tubarões que aparecem na região.

Para acessar a praia, você pode usar uma bicicleta. Aliás, a praia é um lugar de partida para chegar até outras praias da região, como a Petite Anse e Anse Cocos.

Atividades para incluir na sua visita a Seychelles

Surf e WindSurf

Os esportes radicais são uma prática comum na ilha. Você encontrará diversos surfistas na área de Mahé e Grand Anse, onde é comum haver fortes correntes, por isso se aventure apenas se você for um bom nadador. Antes de entrar na água, se planeje no dia anterior e consulte a previsão do tempo.

Mergulho

A atividade mais procurada pelos turistas é o mergulho com snorkel. As águas cristalinas das Seychelles permitem que seus visitantes contemplem o colorido dos corais sem a necessidade de mergulhar em grandes profundidades. No entanto, se você tiver certificação de mergulho, poderá desfrutar ainda mais do oceano. É provável que você veja tubarões, tartarugas-marinhas e tantas outras espécies aquáticas.

Vamos planejar a sua viagem para Seychelles?

Se você está planejando sua viagem para Seychelles, entre em contato com a nossa assessora de viagem para montar um roteiro personalizado. Assim você terá as melhores dicas e um passeio inesquecível.

1 comentário em “Guia Completo: Seychelles”

  1. Pingback: Melhores Praias das Ilhas Seychelles - Viin | Tudo sobre viagens para a África

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *