As atrações das Ilhas Maurício conseguem surpreender a todos, o arquipélago possui praias paradisíacas, muita cultura e diversos monumentos importantes. Nesse sentido, pode ser difícil decidir o que visitar durante sua viagem. Com o intuito de facilitar as suas escolhas, separamos 5 pontos turísticos essenciais para colocar no seu roteiro. Confira a seguir:

Capital Port Louis

Port Louis é a capital das ilhas Maurício. Localizada na parte noroeste da ilha, a cidade possui diversos monumentos históricos. Entre eles está o famoso Forte de Adelaide, a estrutura foi construída no período da abolição da escravatura e tinha como objetivo proteger Port Louis de motins. Atualmente, você pode assistir a concertos e shows no local, além de admirar a bela paisagem do porto.

Aliás, é no porto de Port Louis que está o Caudan Waterfront, um centro comercial cheio de lojas e restaurantes. Portanto, ao visitar o local aproveite para comprar souvenirs e experimentar comidas típicas.

Se você for o tipo de pessoa que curte jogos, também existe um cassino nos arredores do Caudan Waterfront. O local chama atenção com suas cores e a fachada inspirada em uma embarcação pirata,vale a pena conferir.

Outro lugar incrível para conhecer em Port Louis é o Mercado Central. Sua criação se deu em 1828, desde então os comerciantes se comunicam à sua própria maneira, falando alto e negociando sempre que podem. Por lá, você encontrará de tudo, desde artesanatos até comidas típicas. Certamente você ficará encantado pela mistura de cores, sabores e aromas dessa cidade.

A montanha de Le Morne

Atrações das Ilhas Maurício: Le Morne

Le Morne é considerada um dos principais símbolos do país, é provável que você já tenha visto imagens desta atração em diversos lugares da internet. O grande monte se destaca em meio às águas turquesas e a vegetação verde. Ele fica a 556 metros (1.824 pés) acima do nível do mar e seu cume cobre uma área de mais de 12 hectares. No local, é possível encontrar muitas cavernas e saliências nas encostas.

Visto que Le Morne possui uma variedade de plantas e animais, a área foi classificada como Patrimônio Mundial da Unesco em 2008. Inclusive, por um período, a montanha foi fechada ao público, mas depois de certa deliberação foi oficialmente reaberta em 2016. Assim,  Le Morne se tornou um exemplo de turismo e preservação ambiental. 

Anteriormente, a montanha foi utilizada como abrigo por escravos fugitivos, conhecidos como cimarrones. No final do século XVIII, os escravos correspondiam a 80% da população. Foram eles que criaram assentamentos ao longo da montanha, tanto nas cavernas quanto no cume. Sendo assim, a história deste local é de extrema relevância para as ilhas Maurício.

Na atualidade, os turistas costumam fazer a trilha que leva até o topo da Le Morne. Desse modo, conseguem admirar a ilha do alto.

Templo no Grand Bassin

Atrações das Ilhas Maurício: Grand Bassin

O lago Grand Bassin é bastante conhecido nas Ilhas Maurício. Principalmente, entre os adeptos da religião hindu. O local, que foi formado devido a uma cratera vulcânica, é considerado sagrado.

A crença é de que o lago é uma extensão do rio Ganges, sendo assim o Grand Bassin possui uma ligação com o deus Shiva. Por isso, um templo foi construído no local e existem diversas estátuas coloridas de deuses hindus por lá. Logo na entrada do templo, ficam as duas estátuas mais altas da ilha, ambas de 33 metros de altura: uma de Shiva e outra de Durga Maa Bhavani.

Além disso, a região se tornou um lugar de peregrinação. A primeira vez que isso aconteceu foi em 1898, desde então todos os anos milhares de peregrinos vão a pé até o local para cumprir suas promessas.Como se trata de um lugar sagrado para os hindus, todos devem retirar os calçados durante as visitas e obedecer um código de vestimenta.

Ao visitar o Grand Bassin, conheça os arredores do lago e suba até o topo do pico para avistar o templo lá do alto. Também vale a pena observar as estátuas e conhecer um pouco mais da religião. Você pode contratar um guia ou fazer o passeio por conta própria.

Horário de funcionamento: Seg à Dom das 05hoo às 18h;

Valor: gratuito

Jardim Botânico de Pamplemousses

Atrações das Ilhas Maurício: Jardim Botânico de Pamplemousses

Localizado no norte da ilha, o Jardim Botânico de Pamplemousses é conhecido por ser o jardim mais antigo do hemisfério sul. O local foi fundado por volta de 1735, há quase dois séculos e meio. A área cobre mais de 25.000 hectares e possui um grande lago de nenúfares gigantes.

Durante os primeiros 30 anos de colonização inglesa, o jardim esteve em decadência. No entanto, no século XIX, novas espécies foram acrescentadas à coleção, como a palmeira-real. Sendo assim, o jardim trocou de nome para Jardim Botânico Real.

Inicialmente, o jardim foi pensado para ser uma estrutura privada, porém isso mudou com o tempo. Em 1767, o administrador francês, Pierre Poivre, importou frutas, vegetais e flores de todo o mundo para o jardim. Algumas dessas árvores e espécies permanecem até os dias de hoje no local. Na região ainda é possível encontrar mais de você consegue encontrar mais de 650 variedades de plantas, entre as quais os famosos baobás e plantas medicinais.

Horário de funcionamento: Seg à Dom das 08h30 às 17h30;

Valor: MUR200

Parque Nacional de Chamarel

O Parque Nacional de Chamarel está situado no distrito de Black River, no sudoeste das Maurícias. A região possui um dos cartões postais mais bonitos do mundo, a famosa Terra das Sete Cores. A atração é formada por dunas de areia de diferentes cores que foram geradas há milhares de anos a partir da atividade vulcânica.

As cores conseguem se tornam mais vivas em dias ensolarados, portanto procure saber a previsão de tempo antes de visitar esse local. Há também um pequeno parque de tartarugas e uma loja de souvenirs por lá, bem como um café onde você pode fazer um lanche.

No parque, também é possível fazer piqueniques e trilhas, além de observar centenas de tipos de plantas, aves e outros animais selvagens, como macacos, cervos e javalis.

Outro ponto turístico do parque é a Chamarel Waterfall, uma cachoeira com uma queda d’água impressionante. Se você estiver visitando entre dezembro e abril, que coincide com a estação das chuvas,  a cachoeira está recebendo mais água e consegue ser ainda mais bela. 

Horário de funcionamento: Seg à Dom das 08h30 às 17h;

Valor: MUR440

Quando visitar as atrações das Ilhas Maurício?

As Ilhas Maurício se localizam no Hemisfério Sul, portanto os meses de verão vão de dezembro a março, já o inverno acontece de junho a setembro. Para avaliar qual é o momento certo para visitar as atrações das Ilhas Maurício,você precisa definir os passeios que quer fazer no arquipélago.

Por exemplo, de outubro a dezembro, as temperaturas são mais quentes e é o momento perfeito para os turistas que querem mergulhar.

Dezembro a março

Os meses de dezembro a março são bem quentes. Se você ama esportes aquáticos, vai adorar viajar para Maurício durante o verão. Porém, é preciso cuidado com a estação chuvosa dos ciclones, que pode ocorrer entre janeiro e março. Esteja atento a previsão do tempo sempre.

Abril a Novembro

Os meses entre abril e novembro são considerados de baixa temporada. Ainda que seja inverno, de junho a setembro, a temperatura muda de quente para amena. Portanto, você pode aproveitar as praias de Maurício com menos turistas. A dica é evitar a costa leste em julho e agosto, quando o vento está mais forte na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *