Quem está planejando uma viagem ao continente africano, precisa estar atento aos países que exigem visto para brasileiros. Atualmente, um total de 150 países permitem que os residentes do Brasil atravessem suas fronteiras sem o documento. No entanto, há lugares que exigem a apresentação deste registro, portanto separamos as dicas e regras para visitar algumas dessas regiões.

Abordaremos aqui:

O que é um visto?

Primeiramente, é importante entender o que é um visto. Este documento é uma autorização que um país dá ao cidadão estrangeiro, sendo este registro o que determina o período de estadia no país. Após o visto ser concedido, ele é anexado ao seu passaporte.

Caso você entre em um país sem o visto, você se torna um imigrante ilegal e pode ser deportado a qualquer momento. Nesse sentido, retornar ao país pode ser mais difícil e, em algumas situações, até mesmo impossível.

Por que existem países que exigem visto?

O visto é utilizado por vários países do mundo para garantir a segurança local. Assim, é possível se prevenir de ataques e imigração ilegal. Além disso, é uma forma de manter o controle sobre quem entra e sai.

Tanzânia

países que exigem visto:Zanzibar
Países que exigem visto: Tanzânia

Um dos países africanos que pede o visto para entrada de brasileiros é a Tanzânia. O certificado pode ser obtido de forma eletrônica, que é a maneira mais fácil de fazer isso, ou durante a chegada ao aeroporto.

O Ordinary Visa – Visto de entrada única – é o mais comum concedido para quem viaja a turismo. Ele é válido por até 90 dias e permite uma única entrada no país, isto é, você não poderá sair do país e voltar com o mesmo visto.

Por fim, é necessário ter um passaporte que seja válido por, pelo menos, seis meses a partir da sua data de entrada no país.

Visto eletrônico

Para conseguir um visto eletrônico para a Tanzânia, você deverá iniciar o seu processo através do site, e verificar quais são os documentos requeridos. O Departamento de Serviços de Imigração da Tanzânia pede que todos os visitantes preencham um formulário online de solicitação de vistos. Essas informações são analisadas e processadas internamente. Como o site é em inglês, você deverá preencher o formulário online em inglês.

Os candidatos são notificados através dos seus e-mails se as suas candidaturas foram aceitas ou rejeitadas. Todo o processo pode ser acompanhado de forma online, no entanto em algumas situações os turistas podem ser obrigados a visitar as embaixadas ou escritórios consulares da Tanzânia para entrevistas presenciais.

Visto no aeroporto

Você também pode conseguir o seu visto assim que chegar ao aeroporto da Tanzânia, porém essa não é a opção mais recomendada. O tempo de espera na fila para obter o documento é um pouco demorado.

Para solicitar o visto no aeroporto, é preciso preencher um formulário fornecido no avião. Então, no momento de seu desembarque, você deve entregar a ficha na imigração junto com o seu passaporte e uma foto. O pagamento da taxa de serviço é feito em dinheiro, com notas novas.

Quanto custa o visto para a Tanzânia?

Ambos os vistos, – eletrônico e o obtido no aeroporto – têm o valor de 50 dólares. Para permanecer mais tempo na Tanzânia, o viajante deverá solicitar a prorrogação do visto de turista (90 dias) por menor ou igual período, com pagamento de taxa adicional de 50 dólares. Basta comparecer ao escritório de imigração e apresentar o passaporte.

Quênia

países que exigem visto: quênia

Assim como a Tanzânia, o Quênia é um dos países que exige o visto para brasileiros. Existem diferentes tipos de autorizações para entrar no país, no entanto os mais usados por turistas são: Visto da África Oriental e Visto de entrada única (Ordinary visa). Ambos podem ser obtidos de forma online ou presencial.

  • Visto da África Oriental 

Este visto permite que o viajante circule por três países: Quênia, Uganda e Ruanda. A autorização permite que o turista conheça os países por um período máximo de 90 dias. Para obter o documento, basta fazer a solicitação no primeiro país que visitar. Aliás, o pedido pode ser feito online para qualquer um dos três governos.

  • Visto de entrada única

O visto de entrada única permite que viajantes entrem no país e permaneçam por no máximo 90 dias. Só é válido para uma entrada, se você sair do país e quiser voltar a entrar será preciso fazer candidatura novamente.

Visto eletrônico

O visto eletrônico para brasileiros é solicitado diretamente do computador ou celular através do site da Imigração. Para isto, é necessário preencher um registo simples, informando os dados pessoais do passageiro e informações gerais da viagem. Também é recomendado ter o comprovante de hospedagem e da passagem de volta, esses documentos são escaneados e o visto é enviado em até 3 dias por email para ser impresso em casa. O pagamento das taxas de serviço é feito via cartão de crédito.

Visto no Consulado e no Aeroporto

A solicitação do visto feita na embaixada ou consulado demanda mais tempo para ser feita, uma vez que você está sujeito a filas e uma longa espera. Além disso, o candidato tem que reunir uma série de papéis impressos para comprovar os motivos da viagem.

Da mesma forma, o visto no aeroporto também exige a impressão de documentos. Além disso, a taxa de serviço só pode ser paga com dinheiro em espécie na hora da entrada. Portanto, se essa for a opção escolhida esteja com notas novas e sem defeitos.

Quanto custa o visto para o Quênia?

O custo do visto pode variar, dependendo da velocidade em que você deseja receber o documento. O valor do visto queniano para brasileiros é de 50 dólares e a taxa de serviço custa 35 dólares, totalizando 85 dólares.

Moçambique

países que exigem visto: moçambique
Maputo em Moçambique, o local é um dos países que exigem visto de brasileiros

Anteriormente, era possível viajar para Moçambique e emitir um visto de fronteira ao chegar no aeroporto do país. Entretanto, a regra mudou e os brasileiros precisam pedir o visto previamente no Brasil.

Outra informação importante é que ainda não é possível obter o visto de forma online, portanto o visto pode ser retirado apenas na Embaixada de Moçambique.

Visto na Embaixada

Para obter a autorização, é preciso enviar a documentação solicitada à Embaixada Moçambicana em Brasília. O processo de visto leva aproximadamente 10 dias úteis para ser feito. Os documentos podem ser enviados e devolvidos pelos correios. Lembrando que o visto de entrada pode ser simples ou múltiplo. 

  • Visto simples

O visto simples é válido por 30 dias e é recomendado para viagens de fins turísticos, ele garante a entrada do turista apenas uma vez no país. O prazo de entrega deste visto é de até 15 dias úteis.

  • Visto múltiplas entradas

O visto de entrada múltiplas permite que o viajante visite Moçambique a quantidade de vezes que quiser durante o período de validade do documento. Neste caso, o visto é válido por 90 dias e sua emissão leva até 15 dias úteis.

A Embaixada de Moçambique não recebe dinheiro em espécie, portanto os pagamentos devem ser depositados na Conta da Embaixada. A lista completa dos documentos e o formulário podem ser encontrados no site da Embaixada.

Quanto custa o visto para Moçambique?

A taxa para obter o Visto Simples é de 300 reais, já para retirar o Visto de múltiplas entradas o valor é de 600 reais.

Egito

Os brasileiros também precisam de visto para visitar o Egito. Existem duas possibilidades de obter a autorização: diretamente ao chegar ao aeroporto do país ou na embaixada do Egito em Brasília ou no Rio de Janeiro.

Visto no aeroporto

Para obter o visto na chegada, basta preencher o formulário que a companhia aérea entrega aos viajantes durante o voo. Assim que passar pela imigração, entregue o documento e pague a taxa de serviço. O visto mais comum entre os turistas é o de 30 dias com entrada única.

Visto na Embaixada

Outra possibilidade, é solicitar a autorização aqui no Brasil. Será necessário preencher formulários, assinar alguns documentos e entregar no Consulado do Egito do Rio de Janeiro ou Brasília. Todo o processo pode ser feito presencialmente ou através do correios. 

Quanto custa o visto para o Egito?

O visto de entrada única obtido no aeroporto custa 25 dólares, ele deve ser pago em dinheiro em espécie.

No caso do pedido feito na Embaixada, o visto de entrada única custa 115 reais e tem validade de 90 dias a partir da data de emissão, com permanência máxima de 30 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *