A Rota Panorâmica é um trajeto de Joanesburgo até o Parque Nacional do Kruger, que pode ser feito de carro em uma viagem de aproximadamente 5h-6h.
A roadtrip inclui diversas paradas para observar cânions, cachoeiras e florestas. Saiba mais sobre os principais pontos turísticos dessa atração no nosso artigo.
Como fazer a Rota Panorâmica?
A maneira mais prática e comum de fazer a Rota Panorâmica é com um carro alugado.
A documentação de habilitação brasileira (CNH) é válida na África do Sul, mas atenção: é preciso levar a CNH impressa, pois a digital não é aceita pela maioria das locadoras.
Lembre-se de escolher um carro automático para facilitar a adaptação no trânsito que funciona em mão inglesa.
Caso você escolha fazer a Rota Panorâmica dirigindo, a dica é pernoitar em Graskop.
Além dessa opção, algumas acomodações do Kruger oferecem tours para as atrações da Rota Panorâmica, mas você tem menos flexibilidade para escolher quais são as paradas e o tempo que irá ficar em cada uma.
Então, para fazer a rota será necessário locar um veículo. Para isso, brasileiros podem usar a carteira de habilitação brasileira como documento oficial para dirigir no país. Sendo assim, você pode partir para aventura.
Também há a opção de contratar alguma empresa local que faça o tour pela Rota Panorâmica. Porém, você não poderá escolher como e quais passeios ver nesse tipo de serviço.
O que saber antes de viajar na Rota Panorâmica?
- Fique atento a estrada e siga as sinalizações – alguns trechos estão com muitos buracos devido ao trânsito de caminhões pela região;
- Leve lanches;
- Não esqueça de levar dinheiro para os pedágios e taxas de entrada (que também podem ser pagar com cartão);
- As atrações são próximas umas das outras, então aproveite com calma;
- Durante os meses de chuva é comum aparecer um nevoeiro na estrada.
Quais atrações existem na Rota Panorâmica?
No trajeto, existem algumas atrações principais, como por exemplo, o cânion do Rio Blyde, o mirante God’s Window, a formação rochosa Bourke’s Luck Potholes e a rocha Pinnacle. A seguir você pode conhecer cada uma dessas maravilhas da natureza.
# 1 Three Rondavels
A primeira atração é a Three Rondavels, que fica perto de Graskop, na Reserva Blyde River Canyon. O lugar oferece uma das mais belas vistas da África do Sul, principalmente durante a ‘golden hour’. Existem alguns mirantes para apreciar tudo com calma, então coloque esse passeio na sua lista para não esquecer. É possível acessar os mirantes através de uma caminhada de poucos metros.
Para muitos, a Three Rondavels é o ponto mais bonito da Rota Panorâmica. A região foi assim nomeada por causa do formato de suas montanhas que parecem “rondavels” – bangalôs arredondados típicos da África.
#2 Blyde River Canyon
O Cânion do Rio Blyde também é uma das atrações da Rota Panorâmica. A área é coberta por arenito vermelho em seus 25 km de extensão e 1,4 km de profundidade. Uma vez que o local é repleto de uma grande variedade de fauna e flora, foi criada uma reserva para preservar a região. Muitos turistas gostam de caminhar e tirar fotos no Blyde River Canyon.
#3 God’s Window
A God’s Window, como evidência seu nome, é realmente uma beleza paradisíaca. O mirante dessa região oferece uma vista panorâmica do Blyde River Canyon. Você pode observar desde os penhascos da região até o Lowveld. Num dia claro é possível ver também a região do Kruger.
Para acessar os mirantes que ficam ao longo da escarpa, você precisa caminhar num trilha íngreme. Por lá, existem três locais de observação e algumas áreas de piquenique ao longo do caminho.
O caminho é cercado por uma floresta tropical com árvores cobertas de musgo, pequenos riachos e pedregulhos. Se estiver com tempo, faça um piquenique e desfrute das paisagens maravilhosas. A infraestrutura do local possui uma lojinha de informações e sanitários na área de estacionamento.
#4 Bourke’s Luck Potholes
Outro ponto importante da Rota Panorâmica é Bourke’s Luck Potholes, uma formação geográfica magnífica. Essa atração fica na parte norte de Graskop, na R532, e é bem fácil de ser encontrada.
O local se destaca por sua estrutura bifurcada e cores marcantes, como o branco, amarelo e o marrom.Tudo isso é resultado de décadas de erosão causadas pela confluência do Rio Blyde com o Rio Treur. Desse modo, o cânion é formado por uma série de esculturas cilíndricas de rocha.
Há uma série de pontes para atravessar que levam a mirantes com vista para as piscinas em redemoinho.
#5 The Pinnacle
The Pinnacle é uma formação rochosa de 30 metros de altura que se destaca em meio à vegetação da região. Existem diferentes pontos de observação para avistar esse monumento da natureza, portanto explore a área antes de partir.
Aliás, na região também é possível avistar a cachoeira. Infelizmente, em determinados momentos do ano a neblina pode cobrir a paisagem.
#6 Mac Mac Falls
A Mac Mac Falls é a cachoeira mais famosa da Rota Panorâmica, sua queda d‘água alcança 70 metros. Durante a corrida de ouro, alguns garimpeiros escoceses costumavam acampar na região e chegaram até mesmo a explodir o fluxo original da cachoeira.
Gostou dessa dica de passeio na África do Sul?
Planeje conosco a sua viagem e roteiro personalizado pela África do Sul, é só iniciar a sua conversa com uma consultora.