Cape town é o destino de viagem preferido dos turistas que amam aventura, natureza e muita cultura! Entretanto, a cidade consegue oferecer mais que isso, passeios históricos como a Robben Island são essenciais para entender a região.

A ilha em questão foi uma prisão durante o período do Apartheid. Atualmente, o local é um museu que oferece tour educativos sobre tudo o que ocorreu nesse período sombrio na África do Sul.

Sobre a Robben Island

A Robben Island foi usada como isolamento de pessoas desde o século 17. Nesse sentido, a ilha já teve diversas funções: chegou a ser uma colônia de leprosos e um hospital psiquiátrico. O local fica na costa oeste de Bloubergstrand em Cape Town.

Em 1961, Robben Island virou uma prisão para ativistas políticos durante o regime segregacionista conhecido como Apartheid. Dentre os presos estava Nelson Mandela, que ficou encarcerado por 18 anos no local.

Entrada Robben Island
Entrada Robben Island

Hoje em dia a ilha não é mais uma prisão, em seu lugar existe um museu na qual são feitas tours com os ex-prisioneiros. A atração é considerada um Patrimônio Nacional da África do Sul e também um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Nelson Mandela preso na Robben Island

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, foi preso em 1964. A acusação foi de que o ativista conspirou contra o governo e planejou fazer ataques armados.

Durante seu período de encarceramento, as condições da prisão eram precárias. Vários presos ficavam em celas pequenas com apenas um colchão fino para dormir. Além disso, os prisioneiros negros recebiam uma alimentação escassa em comparação aos outros de pele branca.

Celas Robben Island
Celas na Robben Island

A libertação de Mandela só ocorreu em 1990, com a pressão internacional de vários líderes e ativistas ao redor do mundo. Após a soltura, ele foi eleito presidente do país em 1994.

Como conhecer a Robben Island

Para fazer a visita a Robben Island é preciso pegar um barco no V&A Waterfront. Existem barcos partindo diariamente às 9h, 11h, 13h e, durante o verão, 15h. É bom verificar as condições climáticas antes de reservar seu ingresso, em dias chuvosos o barco não parte para a ilha. O ingresso custa R600 para adultos e metade para crianças, incluindo a ida e volta.

A bilheteria fica no mesmo local de embarque, isto é, no Nelson Mandela Gateway, ao lado do prédio ClockTower, no Waterfront. Além dessa opção, existe a possibilidade de comprar os tickets online, clique aqui. O melhor é mesmo fazer isso com antecedência.

Robben Island Tour
Tour na Robben Island

Ao entrar no museu, você será guiado por um ex-prisioneiro, que explicará como era o dia-a-dia na prisão, os trabalhos que os encarcerados eram obrigados a fazer e as diferenças de tratamento entre presos devido a suas raças.

O passeio leva em média 4 horas para ser feito, portanto reserve um dia mais tranquilo em sua viagem para conhecer essa atração. O tour leva os visitantes para todas as instalações da ilha. Então, os turistas conseguem conhecer os quartos, as solitárias, banheiros e os espaços ao ar livre que eram destinados para jogos entre os presos.

Itinerário na Robben Island

A rota da excursão na ilha inclui o cemitério de pessoas que morreram de lepra durante o período em que a colônia de leprosos ainda era ativa no local. Depois disso, o guia leva os visitantes até a pedreira onde os prisioneiros da ilha trabalhavam. A seguir, os turistas conhecem os antigos bunkers do exército e da marinha, onde aconteciam treinamentos de ataque e defesa.

Após essas atrações, o itinerário segue para a prisão de segurança máxima. Neste momento os turistas têm uma verdadeira aula sobre o apartheid e a história sul-africana.

Informações importantes

Horário das barcas: segunda a domingo, às 9h, 11h, 13h, 15h;

Preço: R600 por adulto, R 310 por criança;

Local de embarque: Nelson Mandela Gateway, ao lado do prédio ClockTower no V&A Waterfront;

Duração: aproximadamente 4 horas;

Experiência de quem já fez o passeio

Letícia Moraes fez esse passeio em 2019 e garante que é uma experiência única. “A viagem de barco até a ilha durou aproximadamente 40 minutos e é bem tranquila”. Uma dica que Letícia dá aos turistas é levar um casaco, pois venta bastante em algumas partes do trajeto.

A turista também indicou o que fazer caso você acesse o site e veja que as vendas online estão esgotadas. “Tente ir até a bilheteria,às vezes, ainda pode ser possível garantir o seu lugar no passeio.”

Ao chegar na ilha, os guias dividiram os visitantes em dois grandes grupos para entrar na prisão. “O que me impactou foi que um ex-prisioneiro acompanhou nossa visita. Ele contou suas experiências e tudo o que viveu enquanto esteve preso.” Letícia se emocionou com suas histórias e tudo o que viu na ilha.

Paisagem Robben Island
Visão da Table Mountain na Robben Island

Antes de voltar para o cais, os guias fazem uma parada com os turistas num café da ilha. “Dá para comprar um lanche, ir ao banheiro e apreciar a vista da Table Mountain antes de voltar para Cape Town”.

Quer visitar a Robben Island? Faça nossa assessoria de viagem e inclua o passeio no seu roteiro.

4 comentários em “Robben Island: saiba tudo sobre a prisão”

  1. Pingback: Intercâmbio em Cape Town - Viin | Tudo sobre viagens para a África

  2. Pingback: Roteiro sete dias em Cape Town - Viin | Tudo sobre viagens para a África

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *