Está planejando uma viagem para Joanesburgo? Então você não pode deixar de ler o nosso guia completo antes de embarcar. Saiba mais sobre os melhores passeios da cidade e confira dicas de onde se hospedar.
Abordaremos aqui:
- O que é preciso para viajar
- Como chegar em Joanesburgo?
- Como sair do aeroporto de Joanesburgo?
- Melhor época para conhecer Joanesburgo
- Onde se hospedar?
- Quais atrações colocar no roteiro?
- Supermercados e Farmácias
- Onde comer?
O que é preciso para viajar?
Passaporte
Para ingressar na África do Sul, é necessário ter em mãos o passaporte, com validade de pelo menos 2 meses após a data de retorno da viagem e duas páginas em branco para o carimbo da imigração.
Uma ótima notícia é que os brasileiros não precisam de visto para viagens de até 90 dias na África do Sul.
Seguro viagem
O seguro viagem não é obrigatório, mas recomendamos que ele sempre seja feito.
Dependendo de qual for contratado, é possível ter acesso a assistência médica, reembolso em caso de extravio de mala, seguro de vida e muitos outros serviços. Por isso, cabe a você escolher aquele que vai atender aos seus objetivos.
Pense na duração de sua estadia e os tipos de passeio que planeja fazer ao decidir.
Certificado Internacional de Vacinação (CIV)
O documento em questão comprova a vacinação de doenças. Para entrar na África do Sul, é exigido a apresentação do CIV contra febre amarela no momento do check-in. Você pode tomar a dose até 10 dias antes de realizar a viagem.
Então, solicite seu CIV pelo Portal de Serviços do Governo Federal, usando o RG e o comprovante da vacinação. Em até cinco dias úteis a Anvisa libera o cartão para ser impresso.
Como chegar em Joanesburgo?
Atualmente, duas companhias aéreas voam diretamente do Brasil para Joanesburgo: a Latam e a South African Airways, ambas com saída do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
A duração dos voos é de aproximadamente 9h e você pode escolher cabines econômicas ou executivas.
Nest post no Instagram da Viin África, contamos como foi voar com a South African Airways.
Partindo de Cape Town para Joanesburgo
Para os turistas que já estão em terras sul-africanas, mais precisamente em Cape Town, existem diversos modos de chegar até Joanesburgo. Você precisa saber que, ao contrário do que muitos imaginam, as duas cidades ficam longe uma da outra: são quase 1300km de distância.
Isso significa que a melhor opção para chegar a Joanesburgo partindo de Cape Town é voando.
Algumas companhias que fazem esse trajeto são: a Safari, a Cemair, a Airlink e a South African Airlines. A duração da viagem é em média de 2 horas e o preço costuma ser a partir de ZAR 1.400.
Se você busca uma experiência diferenciada e não se incomoda com viagens longas, existe a possibilidade de pegar um trem. Diversas linhas ligam as cidades sul-africanas e um desses itinerários se desloca de Cape Town para Joanesburgo.
O trem é dividido em classe econômica, primeira classe e luxo (Blue Train). Nossa recomendação é que seja escolhido entre primeira classe e luxo. Afinal, o percurso leva em torno de 26 horas para ser percorrido. Para mais informações você pode acessar o site da Shosholoza Meyl, que opera esse tipo de transporte no país.
Como sair do aeroporto de Joanesburgo?
Existem várias opções para sair do Aeroporto Internacional Oliver Tambo (ORTIA): trem, aplicativos de transporte, aluguel de carro ou traslados particulares – nossa recomendação principal.
Caso você esteja buscando a forma mais prática e econômica, é possível utilizar o Gautrain – transporte público que é um trem de alta velocidade. Seu horário de funcionamento é entre 03:30 e 20:30, diariamente. A frequência de trens é a cada 12 minutos nos horários de pico e um trem a cada 20 minutos fora do horário de pico. Nos finais de semana e feriados tem um trem partindo a cada 30 minutos.
Outra alternativa é usar o Uber, mas a saída do Aeroporto pode ser um pouco complexa, pois para quem está indo uma primeira vez não é tão fácil achar o ponto de encontro.
Já para aqueles que desejam facilidade e conforto, recomendamos a contratação de um traslado, o meio de transporte que mais indicamos nessa situação por conta do custo-benefício.
Se você se sente confiante dirigindo na mão inglesa, ainda é possível alugar um carro e se deslocar de forma independente.
Melhor época para conhecer Joanesburgo
Joanesburgo tem passeios para o ano todo. A cidade possui um forte turismo urbano, sendo muito procurada por sua cultura e museus. Para quem ama estar em contato com a natureza, existem safáris e santuários de animais próximos da cidade. Em ambos os casos, é bom saber que o clima e a estação podem afetar o seu roteiro. Então separamos as melhores atrações de acordo com a época do ano.
Clima
O verão em Joburg se caracteriza por temperaturas elevadas e invernos mais amenos e agradáveis, porém mais secos. Ao longo do ano, em geral, a temperatura varia de 6 °C a 30 °C. Lembra um pouco o clima de São Paulo, por isso é válido usar roupas meia estação durante o dia e levar sempre um casaco ao sair à noite.
Março a junho
Esse período compreende as estações de outono e o início do inverno. Por ser uma meia estação, as temperaturas são agradáveis e o momento é perfeito para curtir parques, museus e safáris. Além disso, esses meses são considerados de baixa temporada, sendo assim é mais fácil economizar.
Setembro a novembro
O intervalo de setembro a novembro abrange a primavera. As chuvas aparecem pouco, então é possível fazer passeios ao ar livre. O fluxo de visitantes é baixo, ou seja, é possível fazer uma viagem mais tranquila.
Dezembro a março
Os meses de dezembro a março fazem parte da alta temporada. Os turistas procuram essa época devido ao verão, em que o tempo é quente mas as chuvas são constantes. Tenha opções de alguns passeios em ambientes cobertos para esses dias.
Devido a alta procura, os preços neste período podem estar mais caros comparados ao restante do ano. É recomendável fazer um planejamento com os principais gastos.
Onde se hospedar?

Escolher onde ficar não é uma tarefa fácil. É preciso pensar em conforto, segurança e nos custos no momento de decidir. Com base nisso, separamos três bairros que costumam agradar quem visita Joanesburgo.
Sandton
Sandton é conhecido por ser um bairro mais caro quando comparado aos padrões sul-africanos, mas a sua localização vale cada centavo durante uma viagem de turismo e ele é um dos lugares mais procurados para se hospedar.
É possível encontrar acomodações de bom custo-benefício, sendo também bem seguro já que as suas ruas sempre são movimentadas.
Lá você encontrará hotéis, restaurantes e a famosa Mandela Square, praça com estátua do Nelson Mandela. Aproveite para fazer as suas compras e desfrutar de uma boa gastronomia!
Rosebank
Rosebank fica próximo a Sandton. A área é um bairro residencial, mas possui um comércio bem desenvolvido.
São diversas lojas, restaurantes, shoppings e opções de entretenimento. Outra vantagem é que a região fica próxima a uma estação do metrô Gautrain.
Também é possível notar galerias de arte e manifestações culturais pelas ruas, o lugar está se tornando um centro cultural no país.
Melrose
Melrose fica localizado na parte central da cidade e é uma opção para quem gosta de um ambiente mais tranquilo. É lá que fica o Melrose Arch, um complexo de lazer que possui shopping, restaurantes, lojas e hotéis. O ambiente é bem acolhedor, sendo possível passear ao ar livre em seus arredores.
Quais atrações colocar no roteiro?
Ao decidir quais atrações quer visitar, pense em que tipo de passeio mais te agrada. Algumas pessoas priorizam a visitação de monumentos históricos, outras já gostam mais de aventuras em meio a natureza.
Felizmente, em Joburg existem ambas as possibilidades . A maioria ds atrações podem ser visitadas de forma independente, ou então, com a companhia de um guia (nossa recomendação para 90% das viagens).
Contratar um guia turístico pode fazer uma grande diferença na sua experiência, principalmente em Joanesburgo.
Recomendamos esse tipo de atendimento para quem gosta de entender a história da região e quer ter um olhar mais profundo sobre a população que vive ali. Existem guias que falam em Português e Inglês em Joanesburgo, lembre-se disso quando buscar o serviço.
Passeios Urbanos

Apartheid Museum
O Museu do Apartheid, inaugurado em 2001, ilustra a ascensão e a queda do apartheid. Esse regime de segregação racial foi vigente no país durante 44 anos e, como resultado, muitas marcas foram deixadas na sociedade sul-africana. Ao visitar o local, visitantes conhecem um pouco da história e como a África do Sul está criando um futuro mais igualitário para o seu povo.
Entrada: R 160
Horário: Quarta a Domingo 09h às 17h.
Soweto
O bairro de Soweto é uma das áreas urbanas mais famosas de Joanesburgo e um dos principais símbolos do regime Apartheid. Lá você poderá saber um pouco mais sobre o que representou e representa ainda a luta pela igualdade racial na África do Sul.
Os principais pontos turísticos de Soweto são: Mandela House, Memorial Hector Pieterson e Orlando Towers.
Recomendamos fazer este passeio apenas com a companhia de um guia local.
Mandela Square
A Mandela Square é uma praça ao ar livre, localizada em Sandton. O local é assim chamado devido ao monumento em homenagem a Nelson Mandela, símbolo do Apartheid, que existe dentro do complexo.
Ali você encontra restaurantes e lojas. Aproveite para experimentar a culinária sul-africana e para escolher um souvenir para lembrar da viagem.
Horário: Segunda a Sábado 09h às 19h; Domingo e feriados 09h às 18h.
Constitutional Hill
O Constitution Hill é uma antiga prisão e forte militar que foi testemunha do passado turbulento no território sul-africano. Hoje em dia, o local abriga o Tribunal Constitucional do país. O museu conta a história da democracia na África do Sul.
Entrada: R 180 rands para adultos; R 100 para crianças.
Horário: Segunda a Domingo 09h às 15h.
Mandela House
A Mandela House fica na 8115 Orlando West, esquina das ruas Vilakazi e Ngakane, em Soweto. Ela foi construída em 1945, como parte de uma licitação da cidade de Joanesburgo para novas casas. Nelson Mandela se mudou para lá em 1946 com sua primeira esposa, Evelyn Ntoko Mase.
Contudo, eles se divorciaram em 1957 e, a partir de 1958, ele se morou com sua segunda esposa, Nomzamo Winifred Madikizela (conhecida como Winnie). Atualmente, o local é patrimônio público.
Entrada: R 180 para adultos; R 70 para crianças.
Horário: Segunda a Domingo 09h às 16h45.
Orlando Towers
Ao visitar o bairro Soweto, não deixe de passar na Orlando Towers. O local possui um bungee jump incrível, free fall e também escalada.
Entrada: R 630 para adultos.
Horário: Quinta de 12h até o pôr do sol; Sexta das 10h até o pôr do sol; Sábado e Domingo de 10h até pôr do sol.
Reservas animais próximas de Joanesburgo
Elephant Sanctuary
O Santuário de Elefantes é uma experiência que permite que seus visitantes conheçam um dos maiores mamíferos terrestres do mundo: o elefante africano. O local fica a 80 km de Joanesburgo.
Durante o passeio, você pode aprender mais sobre os animais e até tocá-los. A equipe do local é comprometida a usar métodos de treinamento com reforço positivo, sendo assim os elefantes ficam mais relaxados para interagir com as pessoas.
Entrada: R 1450 para adultos; R 550 de 4 a 14 anos.
Horário: Segunda a Domingo 8h, 10h e 14h.
Ukutula Center
O Ukutula está situado a uma hora de carro de Joanesburgo. A reserva possui 260 hectares de savana com uma variedade de espécies selvagens, incluindo predadores e antílopes, girafas, zebras e muito mais. O local preza pela conservação através do ecoturismo sustentável.
Entrada: a partir de R 1600 para caminhada guiada com leões.
Horário: Segunda a Domingo 8h às 16h.
Outros passeios

Estádio Soccer City
Se você se apaixonou pela África do Sul durante a Copa do Mundo de Futebol de 2010, vale a parada no Estádio FNB. Ele possui capacidade para abrigar 95.000 pessoas e foi palco da partida entre Brasil e Costa do Marfim, na primeira fase.
Infelizmente, não é mais possível fazer visitas internas, mas você ainda pode tirar uma foto da parte externa do estádio, que foi inspirado em um tipo de cerâmica africana.
Voo de Balão
Se o seu sonho é contemplar as belezas naturais por um ângulo diferente, essa é a experiência perfeita. O passeio de balão acontece na região da savana conhecida como Berço da Humanidade, que fica a 45 minutos de Joanesburgo.
A duração do voo é de 1h, mas a experiência tem de 3h a 4h, no total, incluindo café da manhã!
Rosebank Craft Market
O Rosebank Craft Market é um mercado que possui diversos produtos artesanais. Lá você encontra os melhores souvenirs para presentear ou simplesmente guardar de lembrança da viagem. O que não falta são opções para você escolher: artefatos, esculturas e pinturas representativas da herança africana, e muito mais!
Endereço:Cradock Avenue, nº 2196, Rosebank.
Horário: Segunda a Quinta 9h às 18h30; Sexta 9h às 19h; Sábado 9h às 17h; Domingo 9h às 17h.
Supermercados e Farmácias
É sempre bom conhecer as redes de supermercados e farmácias de um país quando estamos preparando uma viagem. Além de facilitar muito a vida de qualquer turista, esses locais possuem itens que podem ajudar a economizar na viagem.
Clicks
A Clicks é uma rede de mega farmácias bem famosa na África do Sul. Você encontra remédios, suplementos, itens de maquiagem e até utensílios para casa.
Checkers, Pick’n’Pay, Spar e Wollworths
Essas são as redes mais famosas de supermercados do país. Quem se hospeda em Rosebank encontra facilmente os supermercados Chekers e Pick’n’Pay no Rosebank Mall.
Em Sandton, existe uma Chekers Hyper bem grande e será impossível não levar algo se você passar por lá.
Já os mercados da rede Spar ficam um pouco mais afastados dos bairros já mencionados. Em compensação, você pode encontrá-los próximo de algumas atrações, como a unidade Hillbrow SPAR que está localizada perto do Constitutional Hill.
Com o propósito de ser uma rede mais natural, o Wollworths é ótimo para quem está em busca de produtos orgânicos e roupas, essa é a melhor dica.
Restaurantes em Joanesburgo
Marble
Se você procura uma experiência mais sofisticada, a dica é visitar o Marble. Ele está localizado em Rosebank. Seu menu inclui carnes, frutos do mar, peixes e pratos vegetarianos também.
Preço: $$$$
Pappas on the Square
O Pappas on the Square é quase uma parada obrigatória para visitantes que passam pela Mandela Square. O restaurante oferece o melhor da comida grega e mediterrânea. E o melhor é que você ainda consegue observar a famosa estátua de Mandela enquanto faz sua refeição.
Preço:$$$
The Signature Restaurant
O The Signature Restaurant oferece um menu requintado de almoço e jantar, bem como possui uma carta de vinhos locais e internacionais. Ele fica localizado em Sandton e pode ser uma boa pedida se você procura um lugar confortável.
Preço:$$$$
Flames (Four Seasons Hotel)
O Flames é um restaurante localizado no Four Seasons Hotel. Sem dúvidas, pode ser uma ótima pedida para o almoço ou um brunch. A vista é linda e o cardápio agrada a todos. Existem opção vegetarianas e veganas no menu.
Preço:$$$$
Wang Thai
O Wang Thai é um restaurante tailândes, onde você pode encontrar os clássicos dessa culinária e também pratos especiais produzidos pelo Chef. O melhor de tudo é que ele fica na Mandela Square..
Preço:$$$
Mozambik
O Mozambik é uma franquia de restaurantes com comida típica africana. Se você gosta de pratos com frango e carne, vai amar essa opção. Além disso, o serviço de café da manhã está disponível e pode ser uma boa escolha para levar toda a família.
Preço:$$$
Próxima parada: Joanesburgo
Aposto que depois do nosso artigo você não vê a hora de embarcar para Joanesburgo. Comenta aqui qual destino não vai faltar no seu roteiro! E se preferir ter um roteiro personalizado, nossa especialista em África do Sul pode te ajudar! Pra saber mais, é só entrar em contato pelo nosso WhatsApp.
Os melhores conteúdos sobre Sul e Leste Africano no seu e-mail
Inscreva-se para ganhar acesso exclusivo a todas as
novidades e recomendações da Viin África: