Soweto: conheça esse bairro incrível em Joanesburgo

Soweto, Joanesburgo: explore a história e cultura do famoso bairro na África do Sul.

Joanesburgo é um destino muito procurado por aqueles que querem conhecer a história e a cultura sul-africana. A cidade foi morada de Nelson Mandela e Desmond Tutu, conhecidos pelo ativismo contra o Apartheid e por serem ganhadores do Nobel da Paz.

O bairro de Soweto é de grande importância para relembrar o período de segregação no país e como ele afetou a população. Sendo assim, existe muita história para ser contada nas casas e nas ruas do local.

Nesse artigo, contaremos um pouco sobre a parte histórica e as atrações turísticas que existem atualmente por lá.

História de Soweto

História de Soweto: conheça o passado e a luta contra o Apartheid em Joanesburgo.

Soweto foi criada na década de 1930 e, a princípio, a região era habitada por trabalhadores das minas de ouro. Até que, durante o regime do Apartheid, o governo branco decidiu separar os negros do resto da população.

Foi nesse momento que o local se tornou refúgio para aqueles que haviam sido expulsos de suas casas nos territórios brancos.

Assim que o subúrbio começou a crescer, as pessoas que ali moravam se dedicaram a ser resistência contra o sistema do Apartheid.

Como resultado, Soweto possui dois ativistas que ganharam prêmios Nobéis da Paz: Nelson Mandela e o Bispo Desmond Tutu.

Inclusive, por coincidência, ambos moraram na mesma rua – atualmente a casa de Mandela se tornou um museu e a de Desmond Tutu ainda é habitada por sua família.

Mesmo com o fim do regime, o bairro ainda apresenta traços da segregação – Diepkloof, por exemplo, é conhecida como uma favela que possui moradias chamadas “matchbox houses” ou casas de caixa de fósforo. Revelando a desigualdade social.

Devido ao tamanho de Soweto, alguns consideram o local uma “cidade” dentro de Joanesburgo. Para este passeio, é recomendado a companhia de guias para conhecer a história e a cultura do bairro. Não recomendamos que a visita seja feita por conta própria por questões de segurança.

Caso busque uma alternativa com melhor custo, uma opção viável é o ônibus hop-on hop-off.

O que fazer em Soweto?

Como mencionado no artigo, Soweto foi palco de campanhas políticas e manifestações contra o regime do Apartheid. Essa luta marcou a população e hoje em dia pode ser relembrada nos museus que estão espalhados pelo bairro. Confira algumas atrações para visitar:

Mandela House

Um dos principais museus de Joanesburgo, a Mandela House, fica em Soweto. A antiga casa de Nelson Mandela fica no nº 8115 Orlando West, esquina das ruas Vilakazi e Ngakane.

A residência foi construída em 1945 e Mandela se mudou para lá no ano seguinte, junto com a sua primeira esposa, Evelyn. Após 11 anos, Mandela  finalizou o divórcio com a primeira esposa e passou a morar na casa com Winnie Madikizela.

Infelizmente, em 1962, o ativista foi preso e ficou por 18 anos na Robben Island, em Cape Towm

A Mandela House conta com réplicas de objetos e artefatos da época em que Madiba morou em Soweto. Além disso, existem pequenos quadros informativos que contam toda a história do líder sul-africano.

O ativista possui um grande legado na África do Sul, portanto não deixe de incluir a atração em seu roteiro.

Horário de Funcionamento: segunda a domingo, de 9h às 16:45.

Valor: R180 por adulto.

Museu Hector Pieterson

De fato, Soweto é um bairro que foi resistência em diversos momentos difíceis na história da África do Sul.

Uma dessas ocasiões foi a manifestação de 16 de junho de 1976 contra o Apartheid que resultou na morte de Hector Pieterson, de 12 anos. Atualmente, celebra-se o “Dia da Juventude” na data em questão. 

Com o intuito de homenagear o menino e as outras vítimas da marcha, criou-se o Museu Hector Pieterson. Neste local, você encontrará artigos que contam a história de Soweto, fotos de Hector durante o conflito com policiais, frases, vídeos e documentos que relatam as dificuldades que a população negra enfrentou durante o regime.

Horário de Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 17h; domingo, das 10h às 16h30.

Orlando Towers

Orlando Towers em Soweto: antiga usina revitalizada com arte e esportes radicais.
Orlando Towers por Ian Cochrane

Ainda que o bairro seja conhecido por sua parte histórica e cultural, também existem passeios para apreciar a beleza de Joanesburgo: você pode visitar a Orlando Towers e observar uma paisagem incrível.

Anteriormente, o local abrigava duas torres de energia, porém elas foram desativadas e se tornaram ponto turístico do bairro. A ideia era revitalizar o lugar, portanto houve incentivo para pinturas e esportes radicais.

Além da maravilhosa vista, você pode se aventurar pulando de bungee jump no meio da ponte que conecta as duas torres.

Horário de Funcionamento: quinta, de 12h às 18h; sexta à domingo, das 10h às 18h.

Gostou de conhecer Soweto?

Para quem nunca visitou Joanesburgo, Soweto não pode ficar de fora do roteiro. Para conhecer a opção de tour da Viin África para a região, é só enviar uma mensagem para a nossa consultora!

Os melhores conteúdos sobre Sul e Leste Africano no seu e-mail

Inscreva-se para ganhar acesso exclusivo a todas as
novidades e recomendações da Viin África: