No hora de fazer o planejamento de uma viagem pode bater aquela dúvida: fazer tudo sozinho, organizar com uma agência de viagem ou contratar uma consultoria? De fato, cada uma dessas opções tem suas vantagens, isso depende de que tipo de viajante você é.

Contratar uma agência tradicional é uma boa ideia para quem não tem tanto tempo para pesquisar e quer toda sua programação pronta assim que chegar ao seu destino. Afinal, ao fazer o planejamento por conta própria é preciso calma e muito tempo de pesquisa, o que nem sempre as pessoas tem. Mas é bom lembrar que ainda existe uma terceira alternativa: a consultoria especializada. Esse tipo de serviço tenta adequar o gosto do viajante e personalizar ao máximo a visita a novos lugares. Diante disso, vamos analisar cada uma dessas possibilidades.

Planejar por Conta Própria

Prós

Quando se planeja uma viagem por conta própria, fica mais fácil adequar novos passeios e mudar o roteiro original. Afinal, não existe algo que prenda o viajante a horários ou rotas, essa flexibilidade pode ser muito valorizada se você não curte estar preso a certas atrações.

Além disso, quando se está mais livre existe a chance se conhecer melhor o local e pessoas nativas da região. Outro ponto que vale comentar são os gastos, contratar uma agência pode ser um gasto a mais e, no caso de quem faz o planejamento de viagem sozinho, esse custo pode ser investido em outras prioridades na viagem.

Contras

Porém nem tudo é perfeito, não é mesmo? Se você quer planejar tudo sozinho saiba que será preciso muita organização. Uma boa parte do seu tempo será gasta pesquisando e fazendo check-lists de tudo para que não haja imprevistos. Você será responsável por garantir a reserva de hotéis, verificação de vacinas e vistos necessários, entre outros pontos.

Por mais organizado que você seja, ainda podem ocorrer problemas no aeroporto ou no hotel, e você terá que resolver sozinho. Além de que, alguns destinos possuem uma cultura e idiomas bem diferentes e pode acontecer alguns erros de tradução que seriam evitados com a ajuda de uma agência ou guias turísticos oferecidos nos pacotes tradicionais.

Planejamento com Agências Tradicionais

Prós

Se você nunca teve a experiência de uma grande viagem, especialmente para o exterior, a ideia de contratar o serviço de uma agência de turismo pode ser uma boa opção.

A agência oferece pacotes de acordo com o destino que o cliente deseja, muitas vezes ess tipo de serviço inclui: passagem, transporte do aeroporto para o hotel, hospedagem, aluguel de carro e as atrações. Ademais, existe a assistência constante, sendo assim, qualquer problema que surgir será resolvido pela agência.

Sem falar, que algumas agências também orientam sobre documentação e vistos necessários. O serviço realmente é completo, por exemplo, podendo até mesmo dispor de parceria com guias turísticos e casas de câmbio, algo extremamente necessário.

Contras

Apesar do serviço de agência ser bem completo, existem algumas desvantagens. Por exemplo, o custo da contratação de uma agência sai mais caro que planejar sozinho, isto acontece devido ao tempo de preparo que os agentes tem para montar a viagem e levar comodidade para os viajantes.

Não só o preço é um fator de desvantagem, mas também a falta de flexibilidade do roteiro. Você terá que seguir as atrações e horários já determinados pelo consultor de viagem, sem chance se mudar a rota ou passeios.

Consultoria de Viagem

Prós

A consultoria de viagem pode parecer o mesmo serviço prestado por um agência de viagem, entretando não é bem assim. Com o intuito de ser mais flexível, a consultoria monta um roteiro personalizado de acordo com o seu objetivo.

Da mesma forma, o orçamento e planejamento é feito pelo consultor. A vantagem é que na consultoria é possível prezar pela economia, você explica quais podem ser seus gastos e seu ritmo de viagem. Isto é, o consultor faz toda a parte de pesquisa e monta um guia com as possíveis atrações, acomodações e restaurantes.

Depois da mentoria, você consegue fazer suas compras e reservas de forma idependente e sem preocupações. De fato, a consultoria otimiza sua vida.

Contras

Se seu objetivo é ter tudo em mãos, como a compra de passagem e reserva de hotéis, o serviço de consultoria não atenderá suas expectativas. Talvez seja melhor optar por outra alternativa nesse caso.

Ficou mais fácil decidir sobre seu planejamento de viagem?

Agora que você sabe a diferença entre os tipos de planejamento de viagem, já pode decidir qual mais lhe agrada e preparar sua viagem dos sonhos.

Caso você esteja se preparando para fazer seu primeiro mochilão, as dicas são mais específicas, você pode conferir o artigo completo sobre como planejar uma viagem do zero.

Se você está buscando uma assessoria de viagem para a África do Sul, entre em contato conosco e faremos a orientação para sua viagem. Acesse aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *