Se você pesquisou um pouco sobre safáris, é bem provável que conheça as reservas de Pilanesberg ou Kruger. No entanto, muitos turistas ficam na dúvida sobre qual desses locais visitar. Por isso, separamos algumas características e informações importantes para facilitar a sua decisão.

Prós: Pilanesberg e Kruger

Primeiramente, é importante saber quais os objetivos de sua viagem e como você deseja aproveitá-la. Assim, você pode entender se há mais prós ou contras com relação a escolha da reserva. A seguir, escolhemos alguns pontos positivos de se fazer safári tanto em Pilanesberg quanto no Kruger.

Safári em Pilanesberg

Pilanesberg é a quarta maior reserva ecológica da África do Sul, sua localização fica a 230 km de Joanesburgo, isto é, se você alugar um carro, pode chegar até a região em aproximadamente 3h30 de viagem. Desse modo, muitos turistas costumam fazer um safári em um dia e voltar para aproveitar outras atrações na cidade.

A área possui 500 km² e aproximadamente 7 mil animais, portanto, você tem grandes chances de ver alguns dos Big 5 e também as 354 espécies de aves que habitam o local.

O ingresso de Pilanesberg é válido por 7 dias e lá dentro existe a possibilidade de fazer o self-drive. Neste caso, o safári deve ser feito apenas na estrada asfaltada. Os turistas que quiserem fazer a opção off-road devem estar acompanhados de um guia profissional.

Uma vantagem de fazer o safári em Pilanesberg é que essa reserva fica próxima a outras atrações turísticas na África do Sul, por exemplo, o resort Sun City.

Safári no Kruger

Kruger

A região do Greater Kruger é popularmente conhecida por ser a maior área protegida de fauna típica sul-africana. Localizado a 420 km de Joanesburgo, os turistas levam em torno de 5 horas para se deslocar até o lugar. O trajeto pode ser feito de carro ou de avião.

Os visitantes que optam por alugar um carro e viajar até o Kruger, normalmente escolhem fazer a Rota Panorâmica. Assim, podem aproveitar para conhecer outras atrações pelo caminho.

O bioma do Kruger possui 19,5 mil km² de área e abriga mais de 252 mil mamíferos, dentro da extensão existem reservas privadas e o Parque Nacional Kruger para a realização de safáris. O game drive de cada um desses locais acontece de modo distinto. 

No Parque Nacional do Kruger, não é possível fazer o safári off-road, apenas o self-drive dentro da estrada asfaltada. Já nas reservas privadas, o game drive pode ser feito off-road desde que acompanhado de um guia profissional.

Além disso, no Kruger existem várias opções de hospedagem, desde cabanas simples em acampamentos até os lodges mais luxuosos.

Contras: Pilanesberg e Kruger

Ainda que Pilanesberg e Kruger possuam atrações incríveis, algumas características desses parques podem não se encaixar no seu objetivo de viagem. Então, é bom estar atento aos aspectos que você deseja evitar.

Safári em Pilanesberg

Infelizmente, Pilanesberg não possui tantas opções de acomodações como nas reservas do Kruger. Além disso, devido ao tamanho reduzido do parque, não é possível encontrar algumas espécies durante o game drive, como a hiena e o búfalo.

O local possui apenas 57,2 mil hectares, por isso, os bandos, manadas e matilhas são menores quando comparados aos que você pode encontrar no Kruger.

Também é importante saber que, por estar perto das regiões de Pretória e Joanesburgo, é comum que o local fique cheio durante os feriados sul-africanos.

Safári no Kruger

A região do Kruger costuma ser mais cara que as outras reservas na África do Sul. Além disso, diferente de Pilanesberg, os visitantes têm que pagar uma taxa diária de entrada para frequentar o parque. Essa tarifa é utilizada na conservação do bioma e pesquisas na área.

Durante a alta temporada é comum que a região sul do Kruger fique bem lotada. Dessa maneira, alguns turistas preferem evitar essa parte do parque.

Se você não está com tempo para uma viagem mais longa e elaborada pela África do Sul, ir para o Kruger pode não ser a melhor opção. A reserva é bem grande e merece ser explorada com calma.

Conclusão

Se você está procurando fazer um safári mais rápido e próximo a região de Joanesburgo, a dica é escolher a reserva de Pilanesberg. No entanto, você precisa saber que o parque não é tão grande quanto o Kruger.

Os turistas que optarem pelo Kruger devem saber que terão mais gastos com taxas, ainda assim, vão experimentar um safári incrível e avistar várias espécies belíssimas.

Conseguiu definir quais das reservas estão de acordo com seus objetivos de viagem? A nossa assessora de viagem pode planejar um roteiro personalizado para você, assim você terá uma experiência completa na África do Sul.

1 comentário em “Pilanesberg ou Kruger: qual escolher?”

  1. Pingback: Sun City Resort: um lugar incrível na África do Sul - Viin | Tudo sobre viagens para a África

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.