A preservação do meio ambiente se tornou uma pauta importante na atualidade. Como resultado, o ecoturismo ganhou espaço e cada vez mais pessoas procuram por passeios sustentáveis em suas viagens. Na África do Sul não é diferente, existem diversas atrações e alternativas para evitar o consumo excessivo.

Neste artigo separamos algumas dicas de passeios sustentáveis e ecológicos para fazer no território sul-africano.

Deslocamento nas cidades

A emissão de carbono é prejudicial para o meio ambiente, afinal, o CO2 é um dos gases do efeito estufa e seu excesso causa mudanças climáticas. Para diminuir a liberação do gás na atmosfera, uma boa dica é mudar o seu meio de transporte ou usar outras alternativas.

Bikes sustentáveis
Bikes Elétricas para uma viagem sustentável

Em Cape Town, você pode optar por fazer um tour pelos arredores da cidade usando bicicletas elétricas em vez de usar um carro. A E-lectric Ventures é uma empresa especializada em realizar esse tipo de passeio. 

Além de ser um passeio ecológico, essa atração é divertida e atrai pessoas de todas as idades. O serviço ainda conta com um guia turístico que compartilha informações interessantes sobre os pontos turísticos.

O melhor de tudo é que Cape Town é uma cidade totalmente adaptada para o ciclismo, existem diversas ciclovias urbanas e recreativas. Você pode conferir neste mapa mais informações.

Hospedagens sustentáveis

Não só os nossos meios de deslocamento afetam o meio ambiente, como também nossas acomodações . Nesse sentido,  o Valverde Eco Hotel é um exemplo de hospedagem sustentável que ajuda na causa verde.

O hotel fica localizado na província de Gauteng, a cerca de aproximadamente 30 km da cidade de Joanesburgo. Em 2012, foram implementadas iniciativas para reduzir o consumo de energia e fazer o descarte correto de resíduos. Por isso, o estabelecimento possui diversos painéis solares que fornecem energia limpa e um sistema de reciclagem completo.

Para economizar água, a vazão dos chuveiros do hotel são menores do que os tradicionais, e os banheiros possuem um sistema que reduz o consumo ao dar descarga. Além disso, parte da água é reaproveitada para irrigar plantas.

Também não existe o consumo de garrafas plásticas nas acomodações, já que esse produto leva mais de 500 anos para se decompor na natureza. Diante dessas ações, o hotel consegue impactar positivamente o planeta e ainda oferecer uma boa acomodação aos hóspedes.

Restaurantes vegetarianos

Diminuir o consumo de carne também é uma das características de quem procura viver de forma mais sustentável. Afinal, a produção de carne bovina gera gases de efeito estufa e gera o consumo de grandes quantidades de água, combustíveis fósseis e pesticidas. Além disso, a pecuária é uma das principais causas da destruição de florestas tropicais e extinção de espécies.

Vegetariano sustentável
Pratos vegetarianos são mais sustentáveis

Sendo assim, muitas pessoas optam por diminuir o consumo de carne em suas refeições. Na África do Sul, você encontra diversos restaurantes veganos ou vegetarianos. Temos aqui algumas indicações para você que quer reduzir o consumo de carne:

Scheckter’s Raw

O Scheckter’s Raw é um restaurante localizado no bairro Sea Point, em Cape Town. Esse restaurante é perfeito para quem quer começar a experimentar comidas orgânicas, veganas e vegetarianas.

O cardápio inclui vários sucos, panquecas e refeições extremamente coloridas de dar água na boca.

Localização: 98 Regent Rd, Sea Point

Custo: $$$

The Fussy Vegan

Se você estiver visitando Joanesburgo, a opção de restaurante é o The Fussy Vegan. O menu contém opções de café da manhã, hambúrgueres, sanduíches, porções e sobremesas. Além disso, o restaurante possui um ambiente agradável para desfrutar com os amigos e família.

Localização: 34 Gleneagles, Rd, Greenside

Custo: $$

Lexi’s Healthy Eatery

Em Pretória, você pode se deliciar no Lexi’s Healthy Eatery. Dentre as opções estão: uma boa omelete de cogumelos, risoto de abóbora e muito mais. Aliás, o restaurante limita o uso de plástico e faz pouco uso de comida processada em seus pratos.

Localização: 20 16th St, Hazelwood

Custo: $$

 263 Emerald St, Laudium, Centurion

Práticas Sustentáveis nos Vinhedos

Como já falamos no nosso artigo sobre as Winelands, a África do Sul tem uma tradição de produção de vinhos muito forte. Então, as práticas sustentáveis também estão presentes nesse ambiente.

Por exemplo, a Iniciativa Biodiversidade e Vinho visa promover a produção de vinhos sustentáveis de modo a reduzir a perda dos habitats naturais ameaçados. O objetivo das fazendas que fazem parte do projeto é conservar pelo menos 10 por cento de suas terras.

Algumas das fazendas já ganharam o Nedbank Green Wine Awards, que premia os líderes em sustentabilidade e práticas de cultivo de vinho ambientalmente responsáveis. Confira algumas dessas vinícolas para visitar:

Ken Forrester Wine

Em Cape Town, a dica é visitar Ken Forrester Wine. A fazenda não faz uso de pesticidas químicos ou herbicidas, ao invés disso, são os patos que controlam os caramujos e pequenas pragas.

A vinícola ainda evita o uso de maquinário para não poluir o ambiente, no lugar são utilizadas enxadas à mão e equipes contratadas na época da colheita.

Localização:  Winery Road on R44 , Somerset West

La Motte

La Motte é uma bela vinícola da região de Franschhoek. Por lá, você pode degustar os vinhos, visitar o museu e fazer passeios históricos, tudo isso enquanto usufrui de uma estrutura totalmente sustentável.

A fazenda prioriza a gestão ambiental, você pode conhecer um pouco mais sobre a produção das vinhas numa tour pelas adegas. O passeio é feito com o acompanhamento de um guia que explica como funciona a preservação de espécies conhecidas como “fynbos”.

Localização: R45, Franschoek

Ecoturismo e preservação

Também temos que mencionar a prática do ecoturismo como uma forma de preservação. Posto que, as taxas de conservação arrecadadas em reservas naturais e praias, tornam possível a conservação de diversos biomas.

É o que ocorre na Table Mountain e na Boulders Beach, em Cape Town, no Parque Nacional do Kruger e tantas outras atrações sul-africanas.

Separe um tempo de sua viagem para visitar esses lugares. Vale a pena conhecer as instituições e trabalhos de pesquisa que são realizados para manter a natureza intacta.

Preparado para fazer passeios sustentáveis?

O ecoturismo e ações sustentáveis permitem que os turistas tenham uma experiência diferente na África do Sul. Como resultado, as belas paisagens e biomas são preservadas, sendo possível visitá-las mais vezes no futuro.

Garantir a conservação do meio ambiente é fundamental para todos. Você se interessou por essas ações? Comenta aqui qual hábito você vai mudar para ajudar o planeta.

1 comentário em “Ecoturismo e passeios sustentáveis na África do Sul”

  1. Pingback: Como escolher entre Mauritius e Seychelles? - Viin | Tudo sobre viagens para a África

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *