Quem viaja para a África do Sul, normalmente acredita que apenas a região do Kruger oferece um encontro mais próximo com animais selvagens. No entanto, Cape Town possui uma fauna aquática diversa que proporciona uma experiência tão incrível quanto os safáris.

A prática de mergulho com tubarões é realizada em alguns lugares do mundo, especificamente em lugares perto de Cape Town você tem a oportunidade de nadar com tubarões-brancos.

Do mesmo modo que acontece no Parque Nacional do Kruger, essa atração possui acompanhamento profissional, de modo a garantir a segurança de todos. Conheça um pouco mais desse passeio aqui:

Sobre o Tubarão-branco

Tubarão-branco em Gaansbaai
Tubarão-branco em Gaansbai, África do Sul

O tubarão-branco é um dos maiores tubarões predatórios encontrados no oceano na atualidade. O animal pode atingir até 7 metros de comprimento e pesar 2,5 toneladas

Dessa maneira, ele fica no topo da cadeia alimentar marinha.

Além disso, ele costuma viver em águas frias e em ambientes que possuam a presença de grandes colônias de pinípedes, ou seja, superfamílias de mamíferos marinhos (leões-marinhos, lobos-marinhos e elefantes-marinhos).

Apesar de ser um grande predador, o tubarão-branco encontra-se ameaçado e seu habitat também. As principais causas disso são a pesca esportiva de tubarão que ocorreu nos últimos 30 anos e também a poluição dos mares por parte do ser humano.

Onde Fazer o Mergulho com Tubarão Branco perto de Cape Town?

O mergulho com tubarões acontece em Gansbaai, distrito que fica a duas horas de distância de Cape Town. Junto com o passeio, a operadora oferece o serviço de transfer, mas se você preferir fazer a viagem por conta própria pode alugar um carro até o local de partida.

O ponto de encontro é confirmado após o turista informar o local onde está hospedado e ter feito a reserva para a atração.

O que preciso saber antes de mergulhar com tubarões?

  • Os barcos têm um número limitado de passageiros, sendo possível levar 22 pessoas na atração. Portanto, reserve com antecedência o passeio.
  • Não esqueça de já ir vestido com sua roupa de banho que usará debaixo do traje de mergulho, além disso, leve casaco, protetor solar, toalha e óculos de sol.
  • Se você tem costume de sofrer enjoo em barcos, recomendamos levar um remédio para aliviar o problema.
  • O passeio dura aproximadamente 2h, ainda assim é válido reservar um dia inteiro da sua viagem para esta atração.
  • O mergulho é permitido para crianças a partir dos 12 anos. Caso não seja possível a criança fazer o mergulho, ela pode acompanhar o passeio no barco.

Segurança

O passeio é realizado de forma a garantir a segurança de todos os viajantes. Desse modo, a operadora segue os regulamentos exigidos pelo Departamento do Trabalho do Governo da África do Sul.

A empresa que recomendamos possui 23 anos de experiência e um histórico 100% de segurança.

Quanto custa?

Veja a seguir alguns valores:

  • Shark Cage Diving Tour (barco + mergulho): R2200
  • 3 Day Dive & Adventure Packages (3 dias de mergulho + aventuras): R10.000
  • Shark Dive & Whale Watching Boat Trip (mergulho com tubarões + observação de baleias): R3050
  • Transfer – Cape Town e arredores: R650

Lembrando que Gansbaai fica próximo de Hermanus, onde muitas baleias são avistadas. Dessa forma, também existe um pacote para a observação desses grandes mamíferos do mar. 

Cobertura fotográfica

Se você quiser, é possível fazer o aluguel de câmeras digitais subaquáticas, o custo é R350 e inclui a compra do cartão SD. Além disso, um cinegrafista profissional faz a cobertura fotográfica que pode ser assistida depois do passeio. Uma cópia do vídeo pode ser adquirida por R350.

Conservação Ecológica

Tubarões-brancos África do Sul

Uma das preocupações de quem faz o passeio é sobre o cuidado com os animais e o seu habitat. Nesse sentido, o ecoturismo é benéfico para a espécie de tubarões, visto que além dos mergulhos com turistas é feito o estudo e preservação dos animais.

Os mergulhos são feitos pela White Shark Diving Company, que possui várias iniciativas educacionais de conservação. Entre elas, está o Shark and Marine Research Institute que possui uma equipe de estudantes e cientistas dispostos a pesquisar várias espécies de tubarão na costa sul-africana.

Essa iniciativa garante um bioma saudável e a preservação dos tubarões-brancos.

Relato de quem viveu essa experiência

A nossa cliente, Amanda Souza, já sabia que queria mergulhar com tubarões desde o início do planejamento de sua viagem. “Meu namorado é alucinado por tubarão e gostaria muito de viver essa experiência! Desde o início já marcamos com a Laura e ela reservou tudinho!”.

Amanda ainda conseguiu apreciar o caminho até o barco do mergulho “A viagem até Gansbaai é linda, e a cidadezinha é super aconchegante, achei que estava em um filme!”.

Mergulho com tubarões
Margulho com tubarões

Amanda contou que a equipe instruiu muito bem os passageiros antes de partir para a aventura.

“Tivemos muitas explicações sobre o passeio, um lanche antes de entrar no mar e recomendações para que fosse o mais seguro possível!”.

O passeio foi feito no mês de novembro, logo foi possível aproveitar o clima agradável na África do Sul. Além disso, na primavera a temperatura da água está propícia para os animais, isto é, é fácil o avistar os tubarões.

“Tivemos a visita de mais de 10 tubarões, foi incrível! Conseguimos viver exatamente o que queríamos com o passeio”.

Créditos: Amanda Souza, cliente Viin

O casal amou o passeio “Repetiria quantas vezes pudesse essa experiência! Foram alguns minutos de pura emoção e felicidade! A adrenalina de estar perto de vários tubarões é incrível!”, disse Amanda.

Por último, o serviço contratado também disponibilizou a alimentação dos turistas ao final da experiência.

“Ao retornar nos foi servido um almoço delicioso! De longe foi nosso melhor passeio na viagem! Nós amamos”.

Faça sua reserva!

Se você tem interesse em fazer esse passeio, faça uma reserva com a gente. Nossa equipe está pronta para preparar essa aventura de acordo com suas demandas e desejos.

1 comentário em “Mergulho com Tubarão Branco”

  1. Pingback: Cape Town: Guia completo para sua viagem - Viin | Tudo sobre viagens para a África

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *