Quem viaja para Joanesburgo não pode deixar de fazer um City Tour completo na cidade para aproveitar as atrações culturais e históricas! Então, se seu objetivo é montar um bom roteiro e passear em todos os pontos turísticos, o nosso artigo traz o melhor itinerário.
Para este passeio, recomendamos bastante o acompanhamento de um guia, para que você tenha acesso a detalhes da história sul-africana. A experiência fica muito mais rica!
Sobre Joanesburgo
Joanesburgo é conhecida como a “cidade ouro” da África do Sul. Como você já deve imaginar, a principal fonte de renda da região era o comércio de ouro e diamantes.
Atualmente, Joburg é a maior cidade do país e considerada um dos principais núcleos urbanos sul-africanos.
A cidade também foi lar do líder e ativista Nelson Mandela e, como resultado, muitos pontos turísticos fazem referência a sua história e a luta anti-apartheid.
Além disso, Joanesburgo foi uma das sedes durante a Copa do Mundo de 2010, com o incrível estádio FNB.
A seguir, você vai conhecer mais sobre essa e outras atrações de Joburg.
Constitution Hill

Uma das paradas do City Tour, Constitution Hill abrigou uma prisão e um forte militar por muito tempo.
Agora, em seu lugar funciona o Tribunal Constitucional da África do Sul e também um museu que explica a história da democracia sul-africana. A visita inclui um passeio sobre o Forte Antigo, a Cadeia Feminina e a seção Número Quatro, destinada para negros.
Alguns dos ex-presos políticos que passaram pela Constitution Hill são: Mahatma Gandhi, o fundador do Congresso Pan-africanist, Robert Sobukme, e o ex-presidente do Congresso Nacional Africano, Albert Luthuli.
Com o propósito de abrir espaços para mais discussões, o local também hospeda exibições temporárias de artistas e historiadores sul-africanos.
Entrada: R 180 para adultos, R 100 para crianças.
Horário: Segunda a Domingo, 9h às 15h.
Nelson Mandela Bridge
A Nelson Mandela Bridge é a maior ponte estaiada da África do Sul. A ponte possui 284 metros de comprimento e conecta duas áreas importantes da cidade de Joanesburgo: Braamfontein e Newtown.
O projeto foi pensado de forma a modernizar o centro da cidade e a ponte é um marco bastante conhecido, que já virou atração. Você logo a reconhecerá ao fazer a City Tour, ela sempre é iluminada com as cores do arco-íris ao anoitecer.
Museu do Apartheid
O Museu do Apartheid é uma das atrações mais procuradas por quem visita Joburg, principalmente devido a história de luta da cidade contra o regime segregacionista.
O espaço conta com um acervo de fotografias da época, filmagens e quadros explicativos.
A inauguração ocorreu em 2001 e, desde então, esse é um dos principais museus sobre o Apartheid na África do Sul.
Além da exposição regular, existem atividades e programações temporárias pelo local, acesse o site para saber mais sobre.

Assim que você adquire o ingresso, já consegue se sentir inserido no momento histórico. Cada visitante entra por uma porta, uma delas para “non-whites” e outra para “whites”, assim como ocorria na época do regime.
O propósito é demonstrar que o povo sul-africano precisa se distanciar daquele passado e se preparar para um futuro mais igualitário.
Entrada: R 160 por pessoa.
Horário: Quarta a Domingo, 9h às 17h.
Soweto

O bairro de Soweto também não pode ficar de fora do City Tour, afinal, sua história é de extrema importância para Joanesburgo.
Hoje em dia, o distrito é lar de mais de um milhão de pessoas e compõe uma área de 200 km².
A história do bairro está extremamente ligada ao Apartheid. Durante o regime, os negros foram expulsos dos “bairros brancos” e, por consequência, muitos foram parar em townships como Soweto.
Com o subúrbio crescendo, mais pessoas se interessaram em se unir para lutar por seus direitos. Nesse sentido, destacaram-se dois ativistas: Nelson Mandela e Bispo Desmond Tutu. Ambos são ganhadores do Nobel da Paz por sua busca de uma sociedade sul-africana mais igualitária.
Sendo assim, visitar o bairro é como conhecer uma parte do passado da África do Sul.
Por lá, as principais atrações são a Orlando Towers, a Casa de Mandela e o Museu Hector Pieterson.
Mandela House
A Mandela House fica no bairro de Soweto, mais precisamente na 8115 Orlando West, esquina das ruas Vilakazi e Ngakane. O líder sul-africano se mudou para a casa em 1946, juntamente com sua primeira esposa, Evelyn Ntoko Mase. Após alguns anos, se divorciou e passou a viver no local com a sua segunda esposa, Winnie.
Durante os seus anos de prisão, ela permaneceu nas acomodações e participava de protestos contra o regime segregacionista.
A casa se tornou patrimônio público e atualmente é um memorial. O acervo conta com fotos e réplicas dos móveis da época em que o ativista viveu ali. Com toda certeza será um passeio de muito aprendizado.
Entrada: R 180 para adultos; R 70 para crianças.
Horário: Segunda a Domingo, 9h às 16h45.
Mandela Square

Todo turista que viaja para Joanesburgo já ouviu falar da Mandela Square. A praça fica localizada em Sandton, um bairro comercial bem conhecido na área. Dentro do complexo existe uma estátua em homenagem a Nelson Mandela, por isso o local possui este nome.
Aproveite o ponto turístico para tirar fotos com o monumento, experimentar os restaurantes de culinária sul-africana e comprar alguns souvenirs da viagem.
Entrada: gratuita.
Horário: Segunda a Sábado, 9h às 19h; Domingos e feriados, 9h às 18h.
Reserve o seu City Tour em Joanesburgo
Ficou com vontade de fazer esse roteiro?
Então, reserve conosco o seu City Tour! O serviço é privativo e com guia em português, incluindo outras paradas além das principais que mencionamos neste artigo.
Para saber como funciona, é só conferir esse post no nosso Instagram:
Os melhores conteúdos sobre Sul e Leste Africano no seu e-mail
Inscreva-se para ganhar acesso exclusivo a todas as
novidades e recomendações da Viin África: