Ainda que o Bondinho (Cable Car) seja o meio de transporte mais prático para subir a Table Mountain, existem turistas que se desafiam pelas trilhas da montanha.
Quem opta por esse tipo de passeio consegue explorar bem mais a fauna e a flora do lugar, além de se sentir recompensado com a paisagem maravilhosa ao final da trilha.
Se você está pensando em caminhar pela Table Mountain é bom se preparar. Veja qual trilha corresponde ao seu nível de dificuldade e não subestime os seus limites.
Antes de mais nada, é sempre bom ficar atento a algumas recomendações básicas.
Dicas de segurança ao fazer trilhas na Table Mountain
Não vá sozinho
Ir sozinho pode ser perigoso porque se algum acidente acontecer, será mais difícil buscar ajuda. Então, sempre faça a trilha em grupo e se estiver viajando sozinho tente achar pessoas que estejam indo para o local ou contrate um guia.
Leve o Básico
Assim como em qualquer outra caminhada, não deixe de levar os principais itens: garrafa de 1,5L com água, protetor solar, sapatos adequados e chapéu para se proteger do sol. Também é válido verificar o clima antes de partir para a aventura, venta bastante em Cape Town e o casaco se torna um item essencial.
Siga as trilhas
Não tente pegar atalhos ou caminhar por lugares desconhecidos. Siga o que é recomendado pelo parque. Caso você possua um chip local, o sinal estará disponível durante a caminhada, então se ficar em dúvida sobre onde está é possível acessar seu Google Maps para se localizar.
1# Trilha Table Mountain – Platteklip Gorge
Extensão: 4,6 km
Duração da trilha: 3 horas
Sendo considerada uma das rotas mais populares da Table Mountain, a trilha de Platteklip Gorge é cheia de degraus de pedra que levam até o topo com 1080 metros de altitude. Leva-se em torno de duas horas e meia para subir até o topo.
Ao fazer o hiking você perceberá que o caminho é um grande zigue-zague pela montanha, não estranhe é assim mesmo.
Principalmente para quem não está acostumado, o caminho pode ser um pouco cansativo. Ainda assim, vale muito a pena pelo visual incrível.
Como chegar?
O começo da trilha fica na base da Table Mountain e para chegar lá você pode pegar o ônibus MyCiti (107) e saltar na estação Kloof Nek. Você também pode usar o transporte de turismo Cityseeing ou ainda um Uber.
2# Trilha Table Mountain – Kasteelspoort
Extensão: 9 km
Duração da trilha: 5 horas
A trilha de Kasteelspoort é perfeita para quem ama longas caminhadas e procura uma rota menos movimentada. Quem faz o percurso consegue ter uma bela vista do Oceano Atlântico e de Camps Bay. Ainda é possível ver a Lions Head e até mesmo a Robben Island em dias claros.
Quando chegar no topo, você pode seguir por outras trilhas indicadas, ou apenas aproveitar para tirar muitas fotos e voltar pelo mesmo caminho.
Como chegar
Existem duas opções de ponto de partida: você pode começar do início da trilha de Pipe Track que fica na Kloof Nek (o que torna a caminhada mais longa), ou então pode estacionar na Theresa Road e subir até a Jeep Track seguindo para a Kasteelspoort.
3# Trilha Table Mountain – Skeleton Gorge
Extensão: 3 km
Duração da trilha: 2 a 3 horas
A Skeleton Gorge conta com 3 km de extensão e diferente das outras trilhas citadas ela possui uma dificuldade maior na escalada. Durante a caminhada você se sentirá imerso numa grande floresta fechada, conforme for chegando próximo do topo é possível avistar paisagens espetaculares.
Devido ao seu nível de dificuldade, ela não é recomendada para caminhantes que estão se desafiando pela primeira vez.
Como chegar
O ponto de partida se encontra dentro do Jardim Botânico Kirstenbosch, então para subir a trilha é preciso pagar a taxa de entrada do parque. Normalmente, os turistas costumam descansar na Breakfast Rock ou na “praia” do reservatório de Hely-Hutchinson antes de continuar até a o ponto final, o Maclear’s Beacon.
Já fez alguma dessas trilhas? Conta pra gente como foi a sua experiência! Se você está planejando uma viagem para Cape Town, faça um roteiro personalizado com a nossa assessora de viagens.
Pingback: Trilhas para fazer na África do Sul
Pingback: Réveillon 2022 na África do Sul - Viin | Tudo sobre viagens para a África
Pingback: África do Sul: lua de mel inesquecível - Viin | Tudo sobre viagens para a África
Pingback: Cape Town: Guia completo para sua viagem - Viin | Tudo sobre viagens para a África
Pingback: África do Sul: um Guia Completo para sua viagem - Viin | Tudo sobre viagens para a África