Da savana a Rota Jardim, a África do Sul é um destino que combina natureza, cultura e modernidade e excelente infraestrutura turística. Como Trade Relations Manager da TI Comunicações, empresa que representa oficialmente o South African Tourism no Brasil, Marcelo Marques já esteve 43 vezes em solo sul-africano, experiência que reflete seu profundo envolvimento com o destino.
Nesta entrevista, Marcelo compartilha sua trajetória, percepções sobre o perfil do viajante brasileiro e a missão de inspirar cada vez mais pessoas a vivenciarem o destino de forma autêntica, diversa e inesquecível.
Você pode nos contar como surgiu a parceria da TI Comunicações com o Governo da África do Sul?
A TI Comunicações é a representante oficial do Turismo da África do Sul há mais de 20 anos. Durante esse período, o destino teve um crescimento de mais de 500% no número de brasileiros visitando a África do Sul. Desde de 2013 trabalho como gerente de relacionamento da SAT.
Na sua visão, o que faz da África do Sul um destino cada vez mais atrativo para os brasileiros?
A África do Sul é muito atrativa por várias razões: o custo-benefício, um real vale mais de 3 rands; a facilidade de acesso com o voo direto da SAA de São Paulo a Cape Town em menos 8 horas; seu povo acolhedor e a beleza deslumbrante do país, com paisagens bastante diversificadas.
“O brasileiro se sente em casa na África do Sul.”
Quais características tornam a África do Sul um país que vale a pena ser visitado mais de uma vez?
Justamente por proporcionar uma diversidade enorme de experiências, a África do Sul deve ser visitada mais de uma vez.
Em uma primeira visita, o turista geralmente faz o roteiro clássico que compreende Joanesburgo, um Safari, Cape Town e região vinícola. Sempre fica um gosto de quero mais ao retornar ao Brasil.
Já em um segundo roteiro, a espetacular Rota Jardim é uma ótima opção. Para os mais aventureiros, o deserto do Kalahari e a região do Karoo, no centro do país, são imperdíveis!
O que mais te inspira no trabalho de promoção da África do Sul?
Acredito que ver a satisfação e a empolgação do viajante ao retornar da África do Sul é o que mais me inspira. É gratificante ver a alegria das pessoas quando falam da experiência que tiveram na África do Sul.
Para quem visita a África do Sul pela primeira vez, qual seria a sua principal recomendação?
Quando estiver elaborando o seu roteiro, dê especial atenção ao safári. Sugiro que fique pelo menos 3 noites em uma reserva de safári e invista mais do seu orçamento nessa parte da viagem. Com certeza vai valer a pena, pois estar no meio da savana e tão próximo da vida selvagem em seu habitat natural é uma experiência emocionante e inesquecível.

Para fechar, fizemos um breve bate-papo pessoal com perguntas rápidas sobre suas experiências e preferências fora do trabalho.
Qual cidade sul-africana você mais gosta de visitar?
Cape Town, mas gosto muito de Joanesburgo também. Costumo dizer que Jozi, como é carinhosamente chamada pelos locais, é o lugar onde todas as tribos literalmente se encontram.
Qual foi a experiência mais inesquecível que já teve na África do Sul?
São tantas experiências inesquecíveis que fica difícil escolher.
Mas uma vez fui convidado para um autêntico casamento zulu, umas das nove etnias da África do Sul, no interior de KwaZulu Natal, foi incrível!
Sou um eterno apaixonado por safári e vida selvagem, e outra experiência rara que presenciei foi um búfalo sendo abatido por três leoas e seus filhotes.
Tem algum restaurante que sempre visita quando está por lá?
Eu adoro o Willoughby & Co que fica dentro do mall no Waterfront. O restaurante é uma verdadeira instituição em Cape Town — há mais de trinta anos servindo deliciosos peixes e frutos do mar. O malva pudding deles também é imperdível. Não aceitam reserva e se não quiser enfrentar fila vá em horários alternativos.
Além da África do Sul, qual país africano conquistou seu coração?
A Namíbia pelas paisagens épicas e, recentemente, estive em Ruanda que também ganhou meu coração.

Ao longo de sua trajetória à frente das relações comerciais do turismo sul-africano no Brasil, Marcelo Marques tem sido peça-chave na construção de uma ponte sólida entre o trade nacional e as experiências únicas que o país oferece.
Seu papel reflete uma paixão genuína por revelar o que há de mais autêntico na África do Sul. Essa mesma visão se alinha à missão da Viin África: inspirar e aproximar cada vez mais brasileiros dos destinos mais encantadores do continente.
